31/10/2014 às 10h03min - Atualizada em 31/10/2014 às 10h03min

RJ-102: Cratera no asfalto quase provoca acidente grave na Avenida Maysa

O péssimo estado de conservação da Avenida Maysa Monjardim (antiga Avenida Central), cadastrada no DER como RJ-102, quase provocou um trágico acidente com um motociclista. O veículo caiu em uma cratera e por pouco o condutor não se espatifou no asfalto.

Segundo o empresário Jorge Fernandes, que usa a rodovia diariamente, a situação está ficando insustentável. A quebra de peças nos veículos particulares, no transporte público e o constante risco de acidentes já foi longe demais. Além da falta de conservação a atual avenida Maysa está muito mal sinalizada.

Ainda segundo Jorge Fernandes o IPVA – Imposto sobre a Arrecadação de Veículos Automotores deveria ser usado para a manutenção das vias públicas, mas infelizmente isso não acontece. "Muito embora o IPVA tenha a arrecadação centralizada no Estado, ele é dividido de igual para igual com os municípios. A parte ruim desta divisão está na própria lei que não define de que forma o estado e o município irão aplicar estes recursos, ou seja, é uma arrecadação que não está vinculada diretamente a manutenção de vias públicas como a maioria pensa. O dinheiro arrecadado vai para um caixa único e muitas vezes é usado para cobrir rombos do orçamento".

Segundo ele, caberia ao povo, através de seus representantes na Câmara de Vereadores e Assembléia Legislativa, exigir a inclusão no orçamento de uma fatia destinada aos gastos para a manutenção das vias públicas."É dever de todos fiscalizar a aplicação destes recursos e exigir que parte do dinheiro arrecadado também seja aplicado em rodovias decentes. O alerta foi dado. Se tal providência fosse tomada não teríamos que passar pelo que estamos passando agora", disse. 

Ele sugere que todos os que tiverem prejuízos causados pela má conservação de uma via pública entre com uma ação por perdas e danos. "O seu imposto está pago. É dever do Estado aplicar bem esse dinheiro e fazer o que precisa ser feito. Não podemos mais colocar em risco a vida das pessoas por má gestão", concluiu.

Por Sérgio Borges


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp