28/11/2014 às 18h00min - Atualizada em 28/11/2014 às 18h00min

Ônibus que circulariam em Maricá continuam parados no tempo

[caption id="attachment_50814" align="alignleft" width="300"]
Ônibus continuam parados.

Ônibus continuam parados.

Ônibus continuam parados.[/caption]

LEI SECA MARICÁ :: ROMÁRIO BARROS- Parados nos fundos da sede Defesa Civil Municipal, os ônibus que chegaram na cidade no dia 31 de Outubro de 2013 estão se deteriorando no tempo há mais de um ano. De acordo com nota da Prefeitura, há previsão dos ônibus entrarem em circulação ainda no mês de dezembro.

Acompanhe a linha do tempo

O ‘burburinho’ da nova empresa de ônibus começou a sair do papel ainda em outubro de 2013 quando foi anunciada a compra de dez coletivos que foram montados e trazidos de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Os veículos chegaram na cidade no dia 31 de Outubro fazendo um desfile pelas principais ruas da cidade.

No final do ano passado foram realizadas cinco audiências públicas para fornecer mais detalhes aos moradores de Maricá sobre a implantação da empresa de ônibus.

Em 3 de Junho, foram divulgadas as rotas até o aumento da frota, sem ao menos os ônibus terem começado a circular. Um reboque também foi adquirido. Segundo a Prefeitura, a primeira linha funcionaria 24 horas por dia, com intervalos de 20 a 30 minutos durante o dia e à noite, e de uma hora nas frequências da madrugada. Os veículos, segundo a Prefeitura, iriam circular por pontos onde hoje há carência de linhas municipais e por locais da cidade com grande fluxo de pessoas, como a UPA de Inoã, o Fórum Municipal, a Prefeitura e o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, os três últimos localizados no Centro.

Em 15 de setembro, a empresa que havia começado sua sina com o nome de “Maricá Transportes Públicos S.A”, onde Pela lei, a empresa seria sociedade anônima (por isso a designação S/A) de economia mista e capital fechado, mudou há cerca de dois meses para a Autarquia Empresa Pública de Transportes (EPT) não sendo explicado o motivo por parte da Prefeitura.  Foi divulgado um processo seletivo onde 70 vagas foram abertas para 19 cargos, incluindo motorista, manobreiro, despachante e inspetor de tráfego, além de colocações nas áreas jurídica e administrativa.

No dia 26 de setembro, foi divulgado o resultado final do processo seletivo. No dia 2 de Outubro a convocação da segunda chamada da seleção pública.  Já no dia 10/10 foi realizada a convocação do cadastro reserva e uma nova chamada foi realizada no último dia 20 de Outubro.

Nota da Prefeitura de Maricá

A entrada em operação do transporte público oferecido pela Prefeitura de Maricá sofreu um atraso devido a ingerências de toda ordem impostas pelas empresas que monopolizam o serviço no município, empresas estas que se viram ameaçadas com o cumprimento da promessa do prefeito Washington Quaquá de combate-las com um serviço de qualidade. Até mesmo o registro da antiga Maricá Transportes Públicos no sindicato das empresas – um direito do município para poder participar do pool do Bilhete Único – foi repetidamente postergado e finalmente negado em virtude dessas pressões, o que inviabilizou a operação nos moldes iniciais.

A Prefeitura, então, optou pela extinção da MTP e por sua substituição pela autarquia Empresa de Transporte Público, o que permitirá que as operações sejam iniciadas já com a tarifa zero – na proposta anterior isso só ocorreria em dois anos – e que dispensam a filiação aos sindicatos e associações controlados pelo cartel das empresas de transporte. Com isso, todo o processo de seleção e contratação de profissionais teve de ser refeito e foi finalizado, já que o anterior estava vinculado a uma empresa não mais existente. No momento os funcionários selecionados estão passando por treinamento e a previsão atual é a de iniciar as operações ainda em dezembro. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp