29/11/2014 às 00h04min - Atualizada em 29/11/2014 às 00h04min

Plano pretende orientar desenvolvimento do Conleste

Maricá e outros 13 municípios que compõem a Região do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense) deverão ser beneficiados com um plano para ordenar a ocupação territorial e a evolução demográfica de forma sustentável. Além disso serão estimulados o desenvolvimento socioeconômico e a preservação do patrimônio ambiental e cultural dos municípios onde já vivem quase 3 milhões de pessoas.

Carlos Krykhtine, subsecretário de Desenvolvimento Regional, destacou que a elaboração do plano vai contar com uma equipe multidisciplinar, com profissionais de comunicação, engenharia de petróleo, turismo, infraestrutura urbana, patrimônio histórico, transporte, economia, geoprocessamento, ciências sociais, meio ambiente e urbanismo.

– Projetos como o Arco Metropolitano e a Linha 3 do metrô, que terá 22 quilômetros e 14 estações, vão impactar muito esses municípios e valorizá-los. Com o estudo podemos orientar o mercado a construir empreendimentos não do jeito que ele quer, mas da maneira que precisamos. A parceria com o Comitê eleva a discussão para um nível social, fundamental para qualquer plano diretor. A partir do Plano Diretor de Estruturação Territorial do Leste Fluminense (PET-Leste) os municípios poderão inclusive revisar seus planos diretores – explicou Krykhtine. O projeto está orçado em aproximadamente R$ 3,6 milhões e será financiado pela Petrobras. 

Participam do Conleste Maricá, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp