05/12/2014 às 11h31min - Atualizada em 05/12/2014 às 11h31min

Audiência pública discutirá impacto ambiental de gasoduto em Maricá

LEI SECA MARICÁ :: ROMÁRIO BARROS- O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) promoverá no sábado, 13, uma audiência pública às 19 horas no Esporte Clube Maricá para discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Projeto de Escoamento de Gás da bacia de Santos para o Comperj, Gasoduto Rota 3.

Este gasoduto integrará o sistema de escoamento de gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos (PPSBS), atualmente composto pelas Rotas 1 (Lula-Mexilhão-UTGCA) e 2 (Lula NE-TECAB). A primeira já está em operação. A segunda recebeu recentemente autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para iniciar sua construção.

O projeto será responsável por ampliar a capacidade de exportação de gás natural em cerca 17,8 milhões m³/dia. Atualmente o processo de autorização para a construção do Gasoduto Rota 3 encontra-se em fase de análise na ANP. O empreendimento prevê a instalação de um duto com aproximadamente 232 quilômetros de extensão total (184 por mar e 48 por terra).

O trecho marítimo terá início na porção nordeste do Campo de Franco, na direção do estado do Rio de Janeiro, em uma lâmina d’água aproximada de 1.628 metros, e seguirá até a praia de Jaconé, em Maricá (RJ). O trecho terrestre se estenderá do município litorâneo até as instalações do Comperj, em Itaboraí, na Grande Rio.

O Gasoduto Rota 3 irá escoar o gás produzido no pré-sal da bacia de Santos. A expectativa é que passem 21 milhões de metros cúbicos de gás por dia (m³/d). A previsão para entrar em operação é entre 2016 e 2017.

O projeto prevê tubos de 22 polegadas no trecho terrestre entre Maricá e Itaboraí, tubos de 24 polegadas no trecho offshore raso e de 20 polegadas no trecho localizado em lâminas d’água de 1,5 mil a 2,3 mil metros. Mais informações pelo telefone: 0800 025 2160 ou por e-mail: [email protected]


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp