08/12/2014 às 19h32min - Atualizada em 08/12/2014 às 19h32min

Audiência pública discute atendimento bancário em Maricá

LEI SECA MARICÁ :: ALINNE NOBRE- Aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Maricá, a 1ª Audiência Pública que discutiu o atendimento bancário em Maricá.

A Audiência foi organizada pela Comissão de Defesa do Consumidor e presidida pelo vereador Marcello Vianna. Além dos munícipes, participaram da Audiência o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Alan Aparecido Novais e Alves; a Coordenadora do PROCON de Maricá, Dra. Bianca Marques Migón; a representante da Secretaria de Direitos Humanos, Claudia Emerick; a Presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), Marisete Cardoso; o Presidente da Associação Comercial de Maricá, Adelio Soares da Silva.

Mesmo tendo como pauta tratar os assuntos bancários, o único banco que enviou   representante para participar da Audiência Pública foi o Banco Bradesco, que foi representado pelo Gerente Administrativo, Celso Roberto de Andrade. Após fazer a abertura da Audiência Pública e ter sido parabenizado por todos os presentes pela iniciativa, Marcello passou a palavra aos munícipes para que fizessem as perguntas.

O delegado do Creci em Maricá, João Pedro Brusch, perguntou ao gerente administrativo do Banco Bradesco, “que tipo de estudo foi feito pelo Banco para decidirem a não necessidade de uma nova agência nos outros Distritos, sobretudo em Itaipuaçu, tendo em vista o grande crescimento do local, principalmente nos últimos cinco anos”?

O Gerente Administrativo do Banco Bradesco, Celso de Andrade disse que não teria condições de informar que estudo foi feito, “mas afirmou que a quantidade populacional, demografia e renda dos moradores da região são fatores que sempre influenciam esse tipo de estudo”. E acrescentou que o gerente da agência de Maricá, Ronaldo, já tentou a implantação de uma agência em Inoã, mas o pedido foi negado pela diretoria.

O Presidente da AMARI, Ricardo fez questão de lembrar que problemas no atendimento todos os bancos têm, mas que, atualmente, o Banco do Brasil, tem tido o pior atendimento entre os Bancos. Ricardo frisou que “em virtude da grande demanda de clientes que possui - a grande maioria dos clientes são os funcionários da Prefeitura, da Câmara e das grandes empresas do município, o Banco do Brasil teria que ter como priori a abertura de outra agencia, seja em Itaipuaçu, ou até mesmo no centro de Maricá”. E finalizou dizendo que “muito é discutido e pouca coisa é colocada em prática”.

A presidente da CDL de Maricá, Marisete Cardoso, comentou que é inconcebível um município do tamanho de Maricá e com a quantidade de munícipes que aqui residem atualmente, ter agências somente no centro da cidade. Que a inauguração de uma agência em cada um dos quatro distritos deveria ter acontecido há muitos anos. E frisou que “em virtude das agências se localizarem no centro, a maioria da população, consequentemente gasta o dinheiro no comércio próximo a agência onde sacou o dinheiro”.

A comerciante e cliente do Banco Itaú, Soraya, elogiou a mudança no horário de atendimento para os correntistas feita pelo seu banco para até as 18h, mas afirmou que “isso não soluciona todos os problemas, mas minimiza bastante”. E sugeriu que os outros bancos também optassem por esta mudança.  Além disso, sugeriu que as lojas e comércios se tornem correspondentes bancários, ou ainda que fossem criados Postos de Atendimentos para serviços básicos como pagamentos, saques e depósitos, pois isso também ajudaria a diminuir a quantidade de pessoas no interior dos bancos.

Enquanto estava encerrando a Audiência Pública agradecendo a participação da população e dos integrantes da mesa, o vereador Marcello Vianna foi questionado pelo munícipe, Davi, que é co-pastor de uma igreja em São José do Imbassaí, sobre “que tipo de punição poderia ser dada aos Bancos que não participaram da Audiência?”. E Marcello finalizou lembrando que foi enviado Ofício convidando a todos os bancos que funcionam no município, mas que por se tratar de uma Audiência Pública, “a participação é voluntária e não obrigatória, mas o fato da população ter participado e sugerido mudanças já é um bom começo para revertermos o atual quadro do atendimento bancário do município”.

unnamed (2)

unnamed (2)


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp