10/12/2014 às 09h02min - Atualizada em 10/12/2014 às 09h02min

Maricá tem nível alto de proliferação de mosquitos, diz Climatempo

[caption id="attachment_51731" align="alignleft" width="300"]
(Foto :: Reprodução | Climatempo)[/caption]

Quem tem o costume de conferir a previsão do tempo diariamente agora tem mais uma informação importante à mão. O site Climatempo — em parceria com uma marca de inseticidas — passou a disponibilizar dados sobre as condições de proliferação de mosquitos no Rio de Janeiro e em algumas outras cidades, como as do Nordeste. O objetivo é alertar a população para que adote medidas que evitem a reprodução dos insetos transmissores de doenças, como a dengue e a chikungunya.  Maricá apareceu nesta quarta-feiram 10, com alto nível de proliferação de mosquitos, disse o Climatempo.

O cálculo do site é feito com base na ocorrência e volume de chuvas, umidade relativa do ar e temperatura. No cruzamento das quatro variáveis, é possível descobrir se o tempo está favorável ou não para o crescimento do número de mosquitos em determinada região.

PRECAUÇÃO 

Os dados são um reforço no combate aos Aedes aegypti e outras espécies. “A informação ajuda as pessoas a criarem a rotina de conferir objetos que podem guardar água e larvas de mosquitos”, diz o professor de Infectologia da UFRJ, Edimilson Migowski.

Migowski explica por que a combinação de calor e chuva facilita a reprodução dos insetos. “As fêmeas depositam seus ovos na parede de caixas d’água, garrafas e pneus, entre outros recipientes. Com a chuva, o nível da água alcança os ovos, o que dá origem aos insetos. Para completar, o calor acelera o processo de maturação”, aponta o especialista. Como precaução contra doenças que têm mosquitos como vetor, deve-se evitar o acúmulo de água em recipientes e tampar caixas d’água. O dado é um reforço no combate aos Aedes aegypti e outras espécies. “A informação ajuda as pessoas a criarem a rotina de conferir objetos que podem guardar água e larvas de mosquitos”, diz o professor de Infectologia da UFRJ, Edimilson Migowski.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp