Nos seis primeiros dias de 2015, o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Ampla registrou 3.939 raios em toda a área de concessão da companhia. O número é 681% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 504 descargas. Resende, no Sul do Estado, foi a cidade com maior incidência, com 1.675 raios, seguida por Itatiaia (340) e Paraty (181), também no Sul, e Petrópolis, na Região Serrana, com 178. Em todo o ano de 2014, a Ampla registrou a incidência de 28.516 descargas atmosféricas em sua área de concessão.
A incidência de raios, que se intensifica no verão, é um dos fatores externos que mais causam instabilidade no fornecimento de energia elétrica, além dos riscos de acidentes. A queda de raios pode provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais. Para evitar danos materiais e físicos, a Ampla dá dicas importantes de segurança e alerta sobre os cuidados que os clientes devem manter dentro e fora de casa durante as tempestades:
Cuidados dentro de casa:
- Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar consertos de instalações elétricas;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa
- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; - Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Ressarcimento de danos
A Ampla informa que, em caso de dano elétrico por problemas de fornecimento de energia, o cliente deve procurar a companhia em até 90 dias da data do dano, por meio das lojas de atendimento ou do telefone 0800 28 00 120, atendendo aos seguintes requisitos:
· Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;
· Informar a data e o horário prováveis da ocorrência do dano;
· Relatar o problema apresentado;
· Descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo, ano de fabricação etc.
Os clientes também poderão recorrer ao site da Ampla (www.ampla.com) para tirar dúvidas, fazer solicitações de serviços e buscar demais informações sobre o fornecimento de energia elétrica na área de concessão da companhia. Além disso, o atendimento também pode ser realizado por meio das redes sociais da distribuidora – Twitter (@amplaenergia) e Facebook (/amplarj) – e pelo novo aplicativo para smartphones (Ampla).