20/01/2015 às 17h07min - Atualizada em 20/01/2015 às 17h07min

Empresa pública de transportes de Maricá já transportou 200 mil passageiros

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(Foto :: Arquivo - LSM)

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O Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, apresentou nesta terça-feira (20/01), no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, um balanço do primeiro mês de funcionamento da Empresa Pública de Transportes (EPT), autarquia municipal cuja frota de dez ônibus gratuitos vem rodando desde o dia 18 de dezembro com tarifa zero.

As duas linhas percorrem toda extensão da cidade – de Ponta Negra ao Recanto de Itaipuaçu. O resultado comprova, segundo Quaquá, não só a aceitação do serviço, como o entendimento pela população de que a tarifa zero tornou-se uma ferramenta de resgate da cidadania através da mobilidade. "Em 28 dias de operação nós transportamos 201.571 passageiros", comemorou o prefeito. Foram 688 viagens  e mais de 86 mil km percorridos, em um modelo pioneiro para cidades com mais de 100 mil habitantes e que já começa a chamar a atenção de outros municípios por sua viabilidade. 

“Maricá é o município brasileiro com o maior número de habitantes a adotar a tarifa zero. Assim como educação e saúde gratuitas, transporte público é um direito do cidadão, respaldado na Constituição Federal", avaliou o prefeito. "As empresas privadas se apropriaram desse serviço, público em essência, e, em Maricá, monopolizaram e controlaram o setor por mais de 40 anos, prejudicando o direito de ir e vir das pessoas”, declarou Quaquá, lembrando que o custo de instalação da EPT é atraente também por conta da economia gerada aos cofres públicos. Mensalmente, em torno de R$ 400 mil em vales-transportes deixarão de ser pagos pela Prefeitura às empresas de ônibus, agora que os funcionários dispõem de transporte gratuito para ir e voltar do trabalho. O valor economizado corresponde a pouco mais de 50% do custo total de operação. 

Outros benefícios são indiretos, mas igualmente significativos e de longo prazo. "A adoção da tarifa zero propiciou maior movimento ao comércio local. As lojas já começaram a fechar mais tarde porque agora existe ônibus rodando em qualquer hora do dia ou da noite, o que garante o retorno para casa”, acrescentou o prefeito, anunciando a meta para 2016 de ampliação da oferta, com a circulação de 16 ônibus somente na principal linha (Recanto de Itaipuaçu - Ponta Negra), que atende a 70% da população.  A Prefeitura também planeja comprar 20 micro-ônibus elétricos, que não emitem CO2, para completar a frota como alimentadores dos troncos principais, além de integrar o transporte alternativo com vans ao sistema. “Com isso, atenderemos a todos os bairros e garantiremos ainda mais a mobilidade da população”, completou, garantindo que não haverá recuo. "É como Saúde e Educação, trata-se de um direito básico de todos", concluiu.

O vice-prefeito, Marcos Ribeiro, elogiou a criação da EPT pelo impacto no cotidiano. “O transporte de massa é muito ruim e acaba sendo um sacrifício para as pessoas, que gastam muito tempo com o deslocamento, o que prejudica outras atividades  e interesses. Os ônibus da EPT diminuem esse sofrimento”, frisou.

Também presente ao evento, a deputada estadual Rosângela Zeidan destacou o papel integrador do transporte gratuito, que permite ao morador do próprio município conhecer outros pontos da cidade onde reside. “Mais do que transportando pessoas, o transporte gratuito está transformando a vida do maricaense e provando que é possível oferecer qualidade", afirmou, garantindo que levará para a Assembleia Legislativa a experiência de Maricá como ponto de partida de uma rediscussão da questão das concessões no serviço de transporte público em todo o estado. "Farei isso de forma que possam ser implantadas novas empresas públicas como a EPT em outras cidades do país”, salientou. 

O Presidente da EPT, Luiz Carlos dos Santos, chamou a atenção para a quebra de um paradigma. “Estamos provando que transporte público é uma conquista do povo, e isso me faz acreditar que podemos ter uma sociedade mais justa, já que a mobilidade é inclusão social e redução das desigualdades entre pobres e ricos”, concluiu.

Após entrevista, Quaquá entregou aos funcionários da autarquia municipal uma carta de elogio pelo trabalho prestado.   

Saiba mais sobre os ônibus tarifa zero em Maricá

Com a implantação da EPT, Maricá é a terceira cidade no estado (as outras são Porto Real e Silva Jardim) e a primeira com mais de 100 mil habitantes a oferecer a tarifa zero. As quatro primeiras linhas saem do Recanto para Ponta Negra e vice-versa (via Manoel Ribeiro e Cordeirinho) e funcionam 24 horas, inclusive nos finais de semana. As linhas municipais passam pelos terminais rodoviários do Centro e de Itaipuaçu e atendem também as principais escolas e unidades de saúde do município, inclusive nos bairros que até então não eram atendidos pelas empresas, como o Retiro. 

Dez veículos – equipados com ar condicionado, sensores de portas (somente trafegam com as portas fechadas) e elevadores para deficientes físicos – circulam no município. Os pontos de partida são na Rua Barão de Macaúba, em frente à Escola Municipal João Monteiro, no Recanto, e na Praça de Ponta Negra (Rua São Pedro Apóstolo). Outros três ônibus funcionam como reserva e quatro encontram-se ainda em linha de montagem no fabricante. Um reboque também foi adquirido e está disponível para utilização. O investimento do município até o momento foi de R$ 4,8 milhões.

O controle de passageiros nos veículos é feito por catracas instaladas na parte dianteira (os passageiros entrarão pela porta dianteira e sairão pela porta traseira). Todos os veículos possuem portas centrais com elevadores, exclusivos para embarque e desembarque de cadeirantes. A capacidade máxima dos coletivos é de 43 passageiros sentados e 43 em pé.  

A equipe da EPT conta com 30 motoristas e quatro despachantes, além de manobreiro (2), inspetor de tráfego (2), consultor de operações (2), consultor de manutenção (2), auxiliar de controle de frota (1), almoxarife (1) e abastecedor (1). Ao todo, 45 pessoas compõem o quadro de funcionários da autarquia municipal.

Por Leandra Costa

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Funcionários da EPT receberam uma carta de elogio pelo trabalho prestado. (Foto :: Divulgação - Fernando Silva)

Funcionários da EPT receberam uma carta de elogio pelo trabalho prestado. (Foto :: Divulgação - Fernando Silva)

Funcionários da EPT receberam uma carta de elogio pelo trabalho prestado. (Foto :: Divulgação - Fernando Silva)[/caption] [caption id="attachment_55122" align="aligncenter" width="640"]
Tarifa zero: empresa da Prefeitura de Maricá transportou 200 mil passageiros em 28 dias. (Foto :: Divulgação - Fernando Silva)

Tarifa zero: empresa da Prefeitura de Maricá transportou 200 mil passageiros em 28 dias. (Foto :: Divulgação - Fernando Silva)

Tarifa zero: empresa da Prefeitura de Maricá transportou 200 mil passageiros em 28 dias. (Foto :: Divulgação - Fernando Silva)[/caption]
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