23/01/2015 às 16h43min - Atualizada em 23/01/2015 às 16h43min

Itaipuaçu: Papagaios mantidos em cativeiro são resgatados pela Polícia Ambiental

LEI SECA MARICÁ- Policiais Militares da Unidade de Policiamento Ambiental da Serra da Tiririca (UPAm Serra da Tiririca) apreenderam nesta sexta-feira, 23, dois papagaios que eram criados ilegalmente. As aves eram mantidas em cativeiro por uma mulher no bairro de Itaipuaçu sem autorização ambiental.

A mulher, identificada como proprietária das aves, foi levada para a delegacia de Maricá (82ª DP) e autuada por manter animais silvestres em cativeiro sem autorização ambiental. 

Os pássaros foram conduzidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Seropédica, no Rio de Janeiro.

Apesar de ter melhorado muito a sensibilidade da população com relação à criação de animais silvestres em cativeiro, várias pessoas ainda insistem em adquiri-los, o que alimenta o tráfico de animais silvestres, que é considerada a terceira atividade mais rentável do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas.

Muitos, dizem que tem os animais há muito tempo, porém, antes na nova lei de crimes ambiental (9605/98) a manutenção de animais silvestres em cativeiro era crime inafiançável, desde 1967, com previsão dada pela lei federal 5197/67, com pena de dois a cinco anos de reclusão. Ou seja, a punição era maior do que hoje.

Na verdade, a manutenção de animais em cativeiro, além do risco à fauna, coloca em risco a população humana, pois, 75% das doenças inseridas nas populações humanas são de origem zoonótica. Ou seja, advinda de animais.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp