10/02/2015 às 17h41min - Atualizada em 10/02/2015 às 17h41min

Atleta de Maricá é o segundo melhor arqueiro do mundo

[caption id="attachment_56986" align="alignleft" width="300"]
Com 1,87 m e 83 kg, Marcus Vinícius recebeu 24% dos votos, contra 27% do norte-americano Brady Ellison, 26 anos e atleta olímpico em Pequim 2008

Com 1,87 m e 83 kg, Marcus Vinícius recebeu 24% dos votos, contra 27% do norte-americano Brady Ellison, 26 anos e atleta olímpico em Pequim 2008

Com 1,87 m e 83 kg, Marcus Vinícius recebeu 24% dos votos, contra 27% do norte-americano Brady Ellison, 26 anos e atleta olímpico em Pequim 2008[/caption]

O atleta brasileiro Marcus Vinícius D’Almeida, de 17 anos, completados em 30 de janeiro, foi apontado o segundo melhor arqueiro do mundo da temporada 2014 pela a Federação Internacional do Tiro com Arco

Marcus também foi eleito o atleta-revelação da temporada. “Foi até difícil imaginar como cheguei a isso...”, disse o atleta.

“Acordei para um dia muito importante, porque na sequência quebrei o recorde brasileiro juvenil indoor e ainda era aniversário do meu pai [Marcão]”, disse Marcus. 

Com 1,87 m e 83 kg, Marcus Vinícius recebeu 24% dos votos, contra 27% do norte-americano Brady Ellison, 26 anos e atleta olímpico em Pequim 2008 e em Londres 2012 (onde foi prata por equipes no arco recurvo), deixando o sul-coreano Lee Seung-yun para trás, com 21%. 

Como revelação, foi a estrela da cerimônia com os melhores do ano, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O garoto brasileiro – que recebe o apoio do Ministério do Esporte como atleta do programa Bolsa Pódio – teve 43% dos votos contra 20% do francês Pierre Plihon e 18% do chinês Li Jiaman. Não à toa. 

Ano histórico

A evolução de Marcus Vinícius vem de 2013, quando ainda não tinha três anos no esporte – com apoio e recursos do Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco) passou a enviar representantes para etapas da Copa do Mundo. No Mundial de Antália, Turquia, Sarah Nikitin conseguiu o melhor resultado do Brasil na história – um oitavo lugar; Marcus foi 17º, com 15 anos.

Em 2014, já em março foram três outros ouros de Marcus Vinícius nos Jogos Sul-Americanos, no Chile. A oportunidade, o Brasil somou cinco medalhas com a prata de Ane Marcelle dos Santos, Mariana Gobbi e Sarah Nikitin por equipes femininas e o bronze de Sarah no individual.

Nas etapas da Copa do Mundo, Marcus Vinícius foi nono em Xangai, China, em maio, e quinto em Medellín, Colômbia e, com Sarah, conquistou a primeira medalha do esporte para o Brasil – prata nas duplas mistas; foi sétimo em junho, em Antália, na Turquia, etapa que é considerada o Mundial do esporte pela tradição, e se classificou para a final em setembro, em Lausanne, Suíça, apenas com os oito melhores do mundo.

Em julho de 2014, Marcus conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Nanquim, na China foi prata. Em agosto, na etapa da Copa do Mundo de Wroclaw, Polônia, alcançou o quarto lugar e, em setembro, na final de Lausanne, foi vice-campeão, diante de Brady Ellison, no desempate (onde os dois conseguiram nove, mas com vitória do norte-americano por centímetros). 

Um ano importante à frente 

Para o garoto brasileiro, as nomeações dão ainda mais motivos para treinar forte e competir. “Nunca pensei na vida que seria assim. E chegar a segundo do mundo. É difícil de pensar, porque não é qualquer pessoa, né? Estar entre os melhores.... é difícil imaginar”, frisou. 

A seleção brasileira treina em Maricá, no Rio de Janeiro, enquanto aguarda mudança para o Campo dos Afonsos da Aeronáutica, também no Rio de Janeiro.

“Temos os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, e uma semana depois o Mundial em Copenhague, na Dinamarca”, explica Marcus Vinícius. 

Antes, ainda haverá as etapas da Copa do Mundo de Xangai (5 a 10 de maio), Antália (26 a 31 de maio). As outras etapas são Wroclaw (11 a 16 de agosto), Medellín (8 a 13 de setembro) e final na Cidade do México (17 e 18 de outubro). Em 2015 também haverá o Aquece Rio, evento internacional marcado para o período entre 15 e 22 de setembro.

O mais importante são as seletivas para a seleção brasileira, em 6 e 7 de março, em Maricá, diz Marcus Vinícius, porque delas dependem a formação das equipes e o planejamento do ano, com indicação de quem viaja para a primeira e segunda etapas da Copa do Mundo, ao Pan e ao Mundial.

“Não estou dentro de nada, ainda. Por isso as seletivas são importantes”, observa Marcus. “Quero muito ir ao Pan. Gosto porque passa na tevê, todo mundo assiste. É um sonho.”

De destaque em seu crescimento como atleta entre 2014 e 2015, Marcus ressalta a preparação física e, depois do treinamento no Coreia do Sul no fim do ano passado, o trabalho com o próprio corpo, nos movimentos do tiro com arco, mais do que peso e barras na academia.

“Gostei dessa forma, fico mais focado nos exercícios, mais concentrado. Se bem que na hora da competição, mesmo, 90% é cabeça. Por isso, os coreanos também ensinaram vários exercícios de concentração. Eu faço, sim, quando preciso”, revela o atleta.

Brasil também tem o segundo melhor técnico do mundo

Além do reconhecimento internacional do jovem arqueiro, o técnico Evandro França foi apontado como o segundo melhor do mundo, atrás apenas de Lee Mi-Joung, da Coreia do Sul, país que domina o esporte no mundo.

O treinador, que trabalha com o italiano Renzo Ruele – à frente das seleções brasileiras -, diz que o reconhecimento e a repercussão positiva pelo trabalho são recompensas, às vezes, até com mais efeito do que uma remuneração.

“Eu já tinha sido reconhecido pelo COB pelos Jogos Olímpicos de Nanquim, no ano passado, e ficado muito feliz. Agora, foi mesmo uma surpresa”, disse França.

“Eu tinha gravado um vídeo com o Marquinhos para enviar a eles, porque ele não iria para a cerimônia, e nem sabia que eu também estava concorrendo. Soube no sábado de manhã, por um amigo, e fiquei muito feliz, demais da conta! Principalmente pelo reconhecimento do nosso trabalho”, comemorou o técnico. 

O melhor técnico do mundo em 2014, para a World Archery, foi Lee Mi-Joung, da Coreia do Sul – país de tradição e que domina o tiro com arco no mundo, eleito com 31%. O brasileiro Evandro França ficou em segundo lugar, com 29%, à frente de Natalia Butusova, da Alemanha, com 24%. 

Portal Brasil


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp