23/03/2015 às 14h53min - Atualizada em 23/03/2015 às 14h53min

Saúde de Maricá promove nesta terça-feira, 24, campanha de combate à tuberculose

[caption id="attachment_60755" align="alignleft" width="300"]
Saúde de Maricá vai promover campanha de combate à tuberculose nesta terça-feira. (Foto :: Divulgação)

Saúde de Maricá vai promover campanha de combate à tuberculose nesta terça-feira. (Foto :: Divulgação)

Saúde de Maricá vai promover campanha de combate à tuberculose nesta terça-feira. (Foto :: Divulgação)[/caption]

LEI SECA MARICA- Nesta terça-feira. 24, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) de Maricá vai promover uma campanha em combate à doença para conscientizar a população. O evento será na Rodoviária do Povo, no Centro, das 9h às 13h. A ação, que marca do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, contará com a participação de programas de DST/AIDS/Hepatites virais, hanseníase, atenção integral à saúde da mulher, criança e adolescente, planejamento familiar, educação em saúde, saúde do idoso, hiperdia, imunização, saúde mental, dontrole da dengue, tabagismo, saúde bucal e área técnica de alimentação e nutrição.

Dentre as atividades que serão realizadas estão vacinação contra o Vírus Papiloma Humano (HPV) e orientações para a prevenção da doença. Aplicação de flúor, verificação de pressão arterial e teste rápido de HIV/AIDS, além de acompanhamento dos beneficiários do programa Bolsa Família estão inclusos. O público receberá ainda orientação sobre o mosquito causador da dengue e da chikungunya, e haverá distribuição de preservativos e de material informativo sobre diversos assuntos.

O objetivo da ação é promover e prevenir a saúde da população maricaense. Durante todo o mês de março, haverá também a distribuição de material informativo nas unidades de saúde e busca ativa de sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse por mais de quinze dias, febre mais comum ao entardecer, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e indisposição, que são sintomas da doença).

A coordenadora do programa PMCT, Mônica Jambôr, explica que não se pega tuberculose ao beber no copo ou utilizar o mesmo talher do paciente, desde que bem lavados. Ainda segundo ela, o tratamento é feito com a combinação de diferentes tipos de medicamentos, com duração de seis meses, e pode, praticamente, curar todos os casos.

“O tratamento é a melhor forma de se evitar a disseminação da tuberculose. Quanto mais rápido se fizer o diagnóstico, menor será a chance de espalhar a doença para outras pessoas”, explica a coordenadora. Anualmente 4,5 mil pessoas morrem por tuberculose, doença curável e evitável.

Outras informações sobre o Programa Municipal de Controle da Tuberculose e esclarecimento sobre a doença podem ser obtidos através dos telefones (21) 2634-0618, (21) 2634-7965 e (21) 2637-8312.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp