13/04/2015 às 11h32min - Atualizada em 13/04/2015 às 11h32min

Destino das linhas Itaipuaçu-Itaipu e Calaboca-Fórum serão decididos na quarta-feira

[caption id="attachment_62496" align="alignleft" width="300"]
Destino das linhas Itaipuaçu-Itaipu e Calaboca-Fórum serão decididos na quarta-feira

Destino das linhas Itaipuaçu-Itaipu e Calaboca-Fórum serão decididos na quarta-feira

Destino das linhas Itaipuaçu-Itaipu e Calaboca-Fórum serão decididos na quarta-feira[/caption]

Na próxima quarta-feira,15, será realizada na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) uma reunião para tratar em definitivo da circulação de vans e kombis na Serra da Tiririca, que fazem o transporte de passageiros na ligação dos municípios de Maricá e Niterói. Também será tratada a continuação ou não da linha do 53 que liga Maricá a São Gonçalo. Até lá a fiscalização do Departamento de Transporte Rodoviários (DETRO) não interromperá o transporte de passageiros conforme informado pela Deputada Rosangela Zeidan pelo facebook na quinta-feira passada.

Irão participar da reunião, os prefeitos de Maricá, Washington Quaquá e de Niterói, Rodrigo Neves, respectivamente; os deputados Rosangela Zeidan (Estadual) e Fabiano Horta (Federal), caso ainda não tenha assumido uma secretaria na prefeitura do Rio, o Secretário de Estado de Transportes ,Carlos Roberto Osório e o presidente do DETRO, Carlos Luiz Martins.

Tudo começou na quarta-feira quando Quaquá soube que fiscais do DETRO iriam tirar de circulações as vans e kombis que transportam passageiros do Recanto (Maricá) a Itaipu(Niterói) através de Serra da Tiririca, num trajeto feito em apenas 15 minutos com a passagem custando R$2,70. Contatado pelo Lei Seca Maricá, o DETRO em nota oficial, disse que este serviço é intermunicipal e que seus técnicos não consideram trajeto adequado.Segundo o órgão estadual, os passageiros podem usar o ônibus das linhas 585R Itaipuaçu-Niterói e 537R Itaipu-Niterói (via Tribobó).

Os técnicos do DETRO desconhecem que a unica empresa que opera em Itaipuaçu, a Viação Nossa Senhora do Amparo, não tem linha direta para a Região Oceânica, em Niterói. Os passageiros , seguindo sua orientação, teriam que pegar dois ônibus, num trajeto de quase duas horas. Além do tempo, eles gastariam quase R$7,00 só numa viajem.

Quanto a linha do 53 (Fórum-Calaboca) que liga Inoã (Maricá) a São Gonçalo, o DETRO informou que é concessão da prefeitura de São Gonçalo, devendo circular apenas dentro dos limites do município, não tendo autorização para transportar passageiros de uma cidade para a outra.

Em tom de desabafo o prefeito Quaquá disse no seu facebook que vinha sofrendo perseguições e que se querem briga, terão briga. O prefeito entrou em contato com a sua mulher, a deputada estadual Rosangela Zeidan que agendou a reunião para quarta-feira. Rosangela recebeu a garantia do secretário de estado de Transportes, Carlos Roberto Osório e do presidente do DETRO, Carlos Luiz Martins, de que até lá a fiscalização não interromperá o transporte de passageiros na Serra da Tiririca e nem de Inoã a São Gonçalo.

Em nota a Prefeitura disse que o DETRO há muito tempo não atende os interesses do usuário de transporte público da cidade. Ciente disso, a nota diz que a Prefeitura tem cobrado do departamento estadual o que lhe cabe dentro de suas atribuições legais.

Reportagens Relacionadas

Detro-RJ responde Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, através de nota oficial

'Vai dar merda', diz Washington Quaquá ao se referir sobre o Detro-RJ


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp