02/07/2012 às 19h20min - Atualizada em 02/07/2012 às 19h20min

Congresso de Jornalismo em Maricá discute desenvolvimento sustentável no Estado do Rio

O IV Congresso Estadual de Jornalismo, realizado dos dias 29 de junho a 1º de julho, no Centro Recreativo da Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda (ASSEFAZ), reuniu dezenas de jornalistas de diversos municípios fluminenses. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ), em parceria com a Prefeitura Municipal de Maricá.

Já na sexta-feira, 29/6, os profissionais chegaram de diferentes regiões do Estado. Depois de se credenciarem e acomodar a bagagem nos alojamentos, foi a vez da confraternização. Muitos não se viam há algum tempo e, mesmo os que ainda não se conheciam, se reuniram para conversar sobre os mais variados assuntos, especialmente sobre comunicação. No sábado e no domingo, oficinas e palestras garantiram o clima de troca de experiências. O jornalista Vilmar Berna, Prêmio Global 500 de Meio Ambiente, abordou o tema central do encontro: “Jornalismo, o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável no Estado do Rio de Janeiro”.

Na abertura, anúncio de prêmio de Jornalismo Ambiental
A abertura, na sexta-feira, ocorreu às 20h e teve como apresentador o jornalista Assuéres Barbosa. Depois da audição do Hino Nacional Brasileiro, foram convocados os participantes da Mesa Diretora: o presidente do SJPERJ, Continentino Porto; a vice-presidente Dulce Tupy; a secretária municipal de Comunicação Social de Maricá, Alba Valéria Teixeira; o secretário municipal de Turismo, Amaury Vicente (que representou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá) e o diretor jurídico do SJPERJ, Sérgio Caldieri.

Depois de agradecer a presença de todos, foi anunciado pelo presidente do sindicato, Continentino Porto, a realização em breve do “Prêmio Chico Mendes” de Jornalismo Ambiental, além de cursos do setor, com bolsa para o vencedor da premiação.
“O tema do congresso deste ano nos é grato pela própria dinâmica do que estamos imbuídos. O prêmio Chico Mendes é um estímulo a jornalistas e estudantes de Comunicação, além de ser um ato de reconhecimento ao homem que entendeu que a luta dos seringueiros da Amazônia era a luta de toda a humanidade", disse Vilmar. A Amazônia abrange oito países da América do Sul, tem um regime de chuvas que inclui os “rios aéreos” e é responsável pelo equilíbrio climático de todo o Brasil. É uma responsabilidade de todo o planeta cuidar desse sistema, e mantê-lo funcionando bem. Estamos trabalhando com a ideia do concurso, que deve ser lançado em breve”, concluiu.

A secretária de Comunicação de Maricá, Alba Valéria, saudou o encontro como “um fato importante para a categoria", ressaltando que eventos que discutam temas sociais, o papel da mídia e a capacitação do profissional da área têm de acontecer com maior frequência”. O presidente do sindicato dos jornalistas, Continentino Porto, aproveitou para agradecer o empenho da equipe de comunicação da Prefeitura na realização do encontro.

O secretário de Turismo, Amaury Vicente, reforçou a atenção dada pela administração municipal às questões ambientais, citando um novo empreendimento hoteleiro, em fase de licenciamento e que, com o acompanhamento da prefeitura, definiu rígidos parâmetros de preservação ambiental. “Maricá se sente honrada em receber um evento deste nível, ainda mais quando se discute um tema tão importante", disse. Ele citou ainda o evento Espraiado de Portas Abertas como um bom exemplo de integração do homem com a natureza na cidade. Texto: Fernando Uchôa | Fotos: Fernando Silva

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp