08/06/2015 às 20h45min - Atualizada em 08/06/2015 às 20h45min

Segurança Pública de Maricá gera bate-boca entre vereadores na sessão desta segunda-feira

[caption id="attachment_67164" align="alignleft" width="300"]
Segurança Pública gera bate-boca entre Robson Dutra e Tataí do Sacolão. (Foto :: Romário Barros - LSM)

Segurança Pública gera bate-boca entre Robson Dutra e Tataí do Sacolão. (Foto :: Romário Barros - LSM)

Segurança Pública gera bate-boca entre Robson Dutra e Tataí do Sacolão. (Fotos :: Romário Barros - LSM)[/caption]

LEI SECA MARICÁ :: ROMÁRIO BARROS- A segurança pública foi o tema principal da sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 08. Os parlamentares debateram durante meia hora sobre o tema e houve até bate boca entre o Líder do Governo, Robson Dutra (PMDB) e o Vereador Tataí do Sacolão (PTB).

Após o requerimento do Vereador Filipe Bittencourt (PMDB) que pediu que a Polícia Militar aumente o policiamento ostensivo no Calçadão de Araçatiba, Robson Dutra disse que o convênio do estado com o município para o reforço do efetivo policial será assinado nos próximos dias e do Projeto de fechar as entradas da cidade. 

"- Já vai ser assinado um convênio com o Secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame para o aumento do efetivo da Polícia Militar através do PROEIS, onde o Policial Militar faz o chamado 'bico remunerado'. Sobre o projeto do Prefeito Quaquá de fechar as entradas de Maricá, eu estive em uma reunião na última semana juntamente com o delegado da 82ª DP e o comandante da 4ª Cia e eles falaram que o efetivo de ambos hoje para fazer isso é pouco. Hoje a PM tem 90 homens divididos em turnos, ficando apenas 30 por dia." Disse o parlamentar.

[caption id="attachment_67167" align="aligncenter" width="1024"]
Discussão começou após indicação legislativa de Filipe Bittencourt.

Discussão começou após indicação legislativa de Filipe Bittencourt.

Discussão começou após indicação legislativa de Filipe Bittencourt.[/caption]

Robson disse que falou com o Secretário Beltrame do projeto de fechar as entradas da cidade e pediu a desativação de alguns DPOs para a construção de novos em outras áreas.

"- Eu falei para o Beltrame que precisamos de um aumento de efetivo, mas o projeto de fechar as seis entradas e as seis saídas, seria preciso fazer um remanejamento, por exemplo, o DPO, que não serve de nada em Inoã  que está escondido lá atrás do mato, poderia ia para a descida da Serra do Calaboca, perto de Santa Paula. Aquele em frente ao Barroco, que só serve para vigiar o supermercado, iria lá para a Serrinha pra fechar  a cidade e aquele de Ponta Negra que também só serve pra vigiar o supermercado vai para entrada de Jaconé. Então, os efetivos vão continuar os mesmos. A única coisa que teremos que criar vai ser na Serra do Lagarto, na divisa com Itaboraí. "Falou.

O líder do Governo disse que o Prefeito Quaquá está disposto a ajudar o estado no que for preciso, mas Beltrame teria feito uma contraproposta. 

"- O Prefeito está disposto a construir as bases, então não iria ter um aumento do efetivo muito grande, mas ele (Beltrame) fez uma contraproposta dizendo que vai fazer uma base com as viaturas que vão ficar nestes locais invés de construir uma cabine. Só estamos aguardando a assinatura do convênio para aumentar o efetivo." Contou Robson.

O Vereador Felipe Auni (PPL) também entrou na discussão e critico o Governo Estadual."- O estado começa agora a dar uma atenção para Maricá só agora. Porque com as UPPs fizeram os bandidos saírem de la e acabaram migrando." Contou e Robson rebateu. ''- Quanto a isso o trabalho está sendo feito aqui, pois o Prefeito já se prontificou a construir do prédio, pagar a conta de luz, mas só falta autorização do estado. Se for depender do estado isso vai demorar, mas vejo que a aliança PTx PMDB pode nos beneficiar muito." Rebateu.

[caption id="attachment_67166" align="alignleft" width="300"]
O Vereador Frank Costa (SDD) também criticou o Governo Estadual.

O Vereador Frank Costa (SDD) também criticou o Governo Estadual.

O Vereador Frank Costa (SDD) também criticou o Governo Estadual.[/caption]

O Vereador Frank Costa (SDD) também criticou o Governo Estadual. "- Há poucos meses atrás Maricá foi a única cidade que não teve reforço policial nenhum. As cidades vizinhas todas receberam, menos Maricá. Assim fica difícil para combater a criminalidade." Indagou.

Após as faltas de Robson Dutra, Felipe Bittencourt e Frank Costa, o Vereador Tataí do Sacolão (PTB) subiu a tribuna e soltou o verbo para cima de Robson Dutra.

"- Eu não ia falar não, mas falar que o DPO do Barroco só serve pra tomar conta de comércios é uma bobagem, porque ali não é só pra isso não. Temos um problema muito serio. Em Itaipuaçu, Inoã, Spar e Santa Paula nós não temos banco. Na região nós temos casas lotéricas apenas em Itaipuaçu e Inoã, e tinham uma ali em Rio do Ouro, mas fechou porque em uma semana foi assaltada três vezes. Itaipuaçu,, não sei se você conhece, mas vira e mexe tem um assalto ali, agora você imagina se tirar o DPO dali e levar pra Serra? A ideia é muito boa, mas tem que fazer um lá na Serra e manter o do Barroco. Se acabar com o DPO do Barroco nós estamos FERRADOS. Nós temos pedir ajuda do Estado, mas não podemos tirar o DPO do Barroco. E o DPO de Inoã é importante ter ali. Melhor ter ele ali do que não ter nada." Disse Tataí.

Robson Dutra voltou para discussão e partiu em defesa das suas ideias expostas anteriormente.

"- Você acaba de falar que todo mundo reclama da violência na cidade, então o esquema que tá hoje não tá funcionado. As porteiras estão abertas. A minha ideia se puder manter um para abrir outro, ótimo, mas estou falando apenas em remanejar porque com o quantitativo de hoje já e difícil. Você prefere o que ali escondido em Inoã ou na descida do Calaboca? Que segurança que o DPO de Inoã da pra Santa Paula? O cara assalta lá dentro, vai embora e ninguém vê nada.Sofri um acidente uma vez Inoã e quando cheguei lá no DPO não tinha ninguém. Se nas seis entradas tiver uma cabine da PM a cidade tá fechada e a gente pega. Isso é uma ideia que eu levanto e respeito a sua opinião, mas se não fechar as entradas no meu modo de ver vai ser pior." Ressaltou.

Robson disse que quando os DPOs foram construídos, não havia um índice para medir a criminalidade de cada bairro.

"- Quando os DPOs de Maricá foram construídos eram para favorecer comerciantes. Quando construíram aquele DPO de Itaipuaçu tinham aqueles comércios todos? Sempre teve comércios ali? Não ali, só tinha o Barroco, não tinha quase nada ali, quando o Zanuto era vereador ele sempre brigava por isso. Hoje tem bastante gente, mas quando construiu a realidade era diferente." Comentou Robson.

[caption id="attachment_67165" align="alignright" width="300"]
Até o Vereador Helter Ferreira (PT) entrou na conversa e disse que a discussão não daria em nada.

Até o Vereador Helter Ferreira (PT) entrou na conversa e disse que a discussão não daria em nada.

Até o Vereador Helter Ferreira (PT) entrou na conversa e disse que a discussão não daria em nada.[/caption]

Até o Vereador Helter Ferreira (PT) entrou na conversa e disse que a discussão não daria em nada, pois o que vai adiantar mesmo é o sistema de monitoramento que está sendo implantado na cidade.

"- Essa discussão faz bem, mas quando estivemos lá com o Comandante Geral ele disse que não havia expectativa nenhuma de aumentar efetivo, então onde estiver esse DPOs,se não tiver contingente não vai adiantar de nada. O ladrão também não é burro. Isso de fechar saída, o bandido vai arrumar outro lugar pra fugir. Não vamos ser hipócritas. O que vai adiantar mesmo é o sistema de monitoramento que está sendo implantando na cidade porque aí sim ficara mais fácil pegar um bandido. O estado esta se lixando para o município. Se o prefeito contratar, nos vamos ter. Se for esperar do estado, vai ser mais difícil que esperar Papai Noel." Disse Helter e logo em seguida, Robson discordou.

" Eu discordo do Senhor. O maior presente que Maricá ganhou foi Quaquá ganhar a eleição, ser Presidente do PT e Zeidan ser deputada estadual, pois eles brigam por Maricá lá fora. Se a gente não acreditar agora o que nos estamos fazendo aqui? Se não acreditarmos na reforma do município e do estado o que estamos fazendo aqui?.

[caption id="attachment_67168" align="aligncenter" width="1024"]
Segurança Pública de Maricá gera bate-boca entre vereadores na sessão desta segunda-feira.

Segurança Pública de Maricá gera bate-boca entre vereadores na sessão desta segunda-feira.

Segurança Pública de Maricá gera bate-boca entre vereadores na sessão desta segunda-feira.[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp