02/07/2015 às 21h34min - Atualizada em 02/07/2015 às 21h34min

Programa 'CQC' da Tv Bandeirantes grava quadro 'Proteste Já' em Maricá

[caption id="attachment_69232" align="alignleft" width="300"]
Programa 'CQC' da Tv Bandeirantes grava quadro 'Proteste Já' em Maricá. (Foto :: Reprodução - Instagram)

Programa 'CQC' da Tv Bandeirantes grava quadro 'Proteste Já' em Maricá. (Foto :: Reprodução - Instagram)

Programa 'CQC' da Tv Bandeirantes grava quadro 'Proteste Já' em Maricá. (Foto :: Reprodução - Instagram)[/caption]

LEI SECA MARICÁ- O programa CQC – Custe o que Custar  – da Tv Bandeirantes gravou nesta quinta-feira, 02, o quadro 'Proteste Já', em Maricá.

O 'Proteste Já' é um quadro do programa onde é possível se contar com várias reivindicações por parte da população e as autoridades competentes ou mesmo os responsáveis por mudanças precisas para solucionar alguns problemas existentes. Em Maricá, os 'homens de preto' vieram saber, de acordo com informações, sobre os módulos educacionais instalados nas escolas municipais da cidade.

O repórter Juliano Dip esteve na sede da Prefeitura de Maricá e na Escola Mata Atlântica, em Itaipuaçu.  Na Mata Atlântica, apesar de as estruturas terem sido instaladas no fim de fevereiro, apenas em Junho receberam alunos. Cerca de 120, dos 600 estudantes, estavam alojados em outra escola, já que não havia ligação elétrica nas salas provisórias. Foi preciso ampliar a capacidade elétrica da rua inteira, numa obra demorada, pois os contêineres metálicos precisam de ar-condicionado.

[caption id="attachment_69235" align="alignright" width="295"]
CQC em frente a Prefeitura de Maricá, (Foto :: Reprodução)

CQC em frente a Prefeitura de Maricá, (Foto :: Reprodução)

CQC em frente a Prefeitura de Maricá, (Foto :: Reprodução)[/caption]

Ao todo, a rede municipal de educação conta com 28 salas — usadas para aulas e também como secretarias — funcionando dentro de módulos metálicos. Cada uma custa, por mês, R$ 2.314. Um módulo tem pouco mais de 14 metros quadrados. É possível alugar sala comercial no Centro de Maricá, com cerca de 30 metros quadrados, por menos de R$ 900. Hoje, 17 escolas têm contêineres metálicos instalados em seus pátios. 

A prefeitura, no entanto, não informou quantas escolas estão passando por obras atualmente. Fontes da Secretaria municipal de Educação dizem que o governo decidiu alugar os módulos depois que a demanda por vagas nas escolas municipais cresceu 20% do ano passado para este, tornando a rede municipal pequena para tantos alunos. 

Prefeitura: uso adequado

A Prefeitura de Maricá defendeu a utilização dos módulos metálicos. Em nota, informou que o aluguel dos contêineres foi feito através de licitação. Segundo o órgão, a solução foi a alternativa mais adequada para ampliar a rede, em detrimento do aluguel de imóveis: “Ao contrário das casas, os módulos habitacionais podem ser instalados rapidamente. Reformas e, especialmente, reformas de unidades escolares são processos caros e mais demorados”.

Ainda de acordo com a prefeitura, os módulos metálicos “representam um ambiente muito mais adequado do que o de muitas escolas de outros locais e respeitam todas as exigências técnicas para essa finalidade”.

O órgão também fez questão de frisar que, diferentemente dos contêineres comuns, os “módulos habitacionais são estruturas diferentes, planejadas e construídas especialmente para a utilização como escritórios, salas de aula, hospitais etc. Os módulos são do mesmo tipo dos que estão sendo utilizados pelo Comitê Olímpico Internacional para montar as instalações dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio”. A prefeitura diz ainda que as unidades têm isolamento acústico.

Ainda não há informações do dia que será exibida a reportagem no programa que vai ao ar todas as segundas-feiras à partir das 22h15.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp