05/09/2015 às 21h22min - Atualizada em 05/09/2015 às 21h22min

Saúde com a Professora Iara Cruz: Os benefícios dos exercícios físicos para a Hipertensão Arterial

Olá Amigos!!

A hipertensão arterial vem fazendo muitas vítimas atualmente, sendo considerado o maior transtorno de saúde do mundo e não importa mais a idade e o sexo da pessoa. A obesidade, a alimentação inadequada, o vício em cigarros e em bebidas alcoólicas, são os maiores vilões dessa história.

Para entender melhor como se dá esse aumento de pressão, vamos imaginar uma mangueira d’água com um fluxo contínuo de água e então quando tampamos uma parte da borda de saída da mangueira, temos um esguicho de água mais forte, com mais pressão. É exatamente assim que acontece com a artéria, só que o que gera o aumento da pressão são as gorduras presas na parede das artérias e a perda da elasticidade das mesmas.

O primeiro fator de aumento de pressão arterial está muito relacionado a ingestão de alimentos industrializados ricos em sódio e gorduras, que estão contidos nas papinhas de criança, biscoitos, refrigerantes e alimentos embutidos. É exatamente por isso, as crianças já tem hipertensão arterial e a incidência de obesidade cresce a cada dia mais. O Colesterol LDL, que é uma gordura, se acumula no sangue e pouco a pouco vão se juntando em determinados pontos da artéria e formam os chamados Ateromas, que dependendo da quantidade podem entupir uma artéria e causar um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou um infarto.

O segundo fator está relacionado à idade, mais precisamente ao processo natural de envelhecimento. As paredes das artérias perdem a elasticidade natural e o fluxo de sangue normal fica prejudicado pelo estreitamento das artérias e gera maior pressão na passagem do sangue.

No momento da prática de exercício físico, ocorre uma hipertensão arterial momentânea por haver um aumento dos batimentos cardíacos e consequentemente ocorre um maior fluxo sanguíneo nas artérias para irrigar todo o corpo. Porém, logo após a prática do exercício, acontece uma hipotensão arterial (baixa pressão) causada pela presença do Óxido Nítrico, que é uma molécula gasosa que causa um relaxamento das paredes dos vasos e artérias sanguíneas, facilitando a passagem do sangue.

Portanto, esse é mais um dos ótimos motivos para você iniciar ou continuar a fazer exercício. Mas antes de tudo, consulte um cardiologista para averiguar a saúde do seu coração e artérias e depois procure um profissional de Educação Física habilitado para prescrever um treinamento físico adequado para a condição de uma pessoa com hipertensão arterial.

Bom domingo e uma boa semana de exercício a todos!

Profª Iara Cruz. Profissional de Educação Física - CREF 5967G/ RJ Doutoranda em Biociências Pesquisadora do Laboratório de Ciências da Motricidade Humana (LABIMH) [email protected]


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp