19/11/2015 às 16h48min - Atualizada em 19/11/2015 às 16h48min

Maricá, Itaboraí, São Gonçalo e Rio Bonito discutem estratégias para controlar a tuberculose

[caption id="attachment_80919" align="alignleft" width="300"]
Técnicos trocaram experiências durante evento realizado em Itaboraí Divulgação/Prefeitura de Itaboraí

Técnicos trocaram experiências durante evento realizado em Itaboraí Divulgação/Prefeitura de Itaboraí

Técnicos trocaram experiências durante evento realizado em Itaboraí
Divulgação/Prefeitura de Itaboraí[/caption]

O município de Itaboraí apresentou a outros três municípios da Região Metropolitana iniciativas que a cidade tem adotado para melhorar seus indicadores de controle da tuberculose. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com a participação de profissionais de São Gonçalo, Maricá e Rio Bonito. A reunião foi promovida pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Estado.

Além de debaterem temas ligados à prevenção e controle da doença, as equipes conheceram as instalações do Programa de Controle da Tuberculose de Itaboraí (PCT), inaugurado em março deste ano. O local abriga o Laboratório Municipal de Saúde Pública – setor de tuberculose, onde são realizados em média 300 exames de baciloscopia, principal método no diagnóstico e controle de tratamento da tuberculose pulmonar.

De acordo com a coordenadora do programa, Maria José Fernandes Pereira, todos os pacientes em tratamento no município são acompanhados por profissionais de saúde, além de psicólogos e assistentes sociais. A Prefeitura também mantém em funcionamento o serviço de entrega de cestas básicas mensais a quem se submete ao tratamento.

“Usamos todas as estratégias possíveis para melhorar os nossos indicadores. Em breve, divulgaremos bons números. Mensalmente, realizamos encontros com pacientes em tratamento para estimular a troca de experiências entre eles. Recentemente também passamos a utilizar técnicas de agricultura para estimular a alimentação saudável, já que a variedade de medicamentos ingeridos exige uma dieta regular e rica em nutrientes”, explicou. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp