24/11/2015 às 10h18min - Atualizada em 24/11/2015 às 10h18min

Recadastramento obrigatório do Cartão Mumbuca causa fila gigantesca no INSS de Maricá

[caption id="attachment_81294" align="alignleft" width="300"]
Filas na agência do INSS de Maricá.

Filas na agência do INSS de Maricá.

Filas na agência do INSS de Maricá.[/caption]

LEI SECA MARICÁ :: ROMÁRIO BARROS- Beneficiários do Cartão Mumbuca estão lotando na manhã desta terça-feira, 24, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Maricá. Começou hoje o recadastramento obrigatório da moeda social e um dos documentos exigidos pelo Governo Municipal é o CNIS completo com CAD único.

Às 10 horas da manhã, a fila para conseguir o documento ocupava toda a calçada da Rua Domício da Gama, em frente a Praça Orlando de Barros Pimentel. 

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. 

A partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas. 

A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. Em nível federal, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é o gestor responsável, e a Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único. 

Recadastramento-  Perto de completar dois anos de existência em dezembro, o programa Bolsa Mumbuca vem sendo responsável pelo aquecimento da economia local e pela redução da pobreza no município.

Para a atualização dos dados, o beneficiário do programa deverá comparecer aos postos com os seguintes documentos: cópias da identidade, CPF, título de eleitor, PIS ou PASEP, comprovante de residência atualizado, além da carteira profissional, cartão do INSS (auxílio doença ou aposentadoria), declaração escolar (para maiores de 5 anos caso possuir) com cópia de documentação do cônjuge (RG, CPF e comprovante de residência), CNIS completo com CAD único (disponível no CRAS da sua região) e Cartão Mumbuca com cópia do comprovante de residência atualizado.

Postos de recadastramento

Complexo Poliesportivo Leonel Brizola – Av. Roberto Silveira, s/nº - Flamengo;

E.M. Joana Benedicta Rangel – Av. Nossa Senhora do Amparo, 240 – Centro;

E.M Caic Elomir Silva – Av. Guarujá, Lote 1 – São José do Imbassaí;

Cordeirinho Futebol Clube – Estrada de Cordeirinho, s/nº – Cordeirinho;

Esporte Clube Ponta Negra – Rua Moacir Vale dos Santos, s/nº – Ponta Negra;

Igreja Assembleia de Deus – Rua Elias da Cruz, s/nº – Inoã;

Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas - Rua Leonardo José Antunes – Inoã;

Residencial Carlos Marighella - Minha Casa Minha Vida – Rua Antônio Neiva, s/nº – Itaipuaçu;

E.M Marquês de Maricá – Rua 36, esquina com a Rua 83 – Itaipuaçu;


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp