21/12/2015 às 15h35min - Atualizada em 21/12/2015 às 15h35min

Pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores Estaduais lota Bradesco de Maricá

[caption id="attachment_83199" align="alignleft" width="300"]
Pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores Estaduais lota Bradesco de Maricá

Pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores Estaduais lota Bradesco de Maricá

Pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores Estaduais lota Bradesco de Maricá[/caption]

Servidores do Estado do Rio lotaram as agências do Bradesco nesta segunda-feira, para receberem a segunda parcela do 13º salário, após promessa feita pelo governador Luiz Fernando Pezão na última semana. No entanto, pela manhã, não foi possível a realização dos empréstimos, já que o governo ainda não havia sido comunicado ao banco.

"O governo não cumpriu o que prometeu", disse um servidor. "Os gerentes dizem que não foram informados sobre a liberação do dinheiro e não estamos conseguindo sacar nada", reclamou outra pessoa. "Isso é um absurdo. As agências estão lotadas. Não teremos dinheiro para passar o Natal", lamentou outro funcionário público.

No entanto, a liberação do dinheiro aconteceu somente no início da tarde. Para receber o 13º, os servidores terão que assinar um termo de adesão ao empréstimo. Isto poderá ser feito em agências do Bradesco ou pela internet. Apesar da necessidade do documento, a operação de crédito será feita pelo governo do estado, que ficará responsável pelo pagamento dos juros. Na negociação com o Bradesco, o governo conseguiu uma taxa de juros de 1,4%, semelhante à utilizada em empréstimos consignados.

O servidor que optar pela linha de crédito deverá comparecer a uma agência do Bradesco, munido de números de RG, CPF e ID funcional, e solicitar um crédito referente à quitação da segunda parcela do décimo terceiro salário.

A operação está contida no decreto 45.507/15, publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (18), que reconhece a responsabilidade do estado pelo não pagamento da integralidade da segunda parcela do décimo terceiro salário. O decreto destaca a responsabilidade do estado pelo pagamento dos encargos financeiros decorrentes da adesão à linha de crédito especial.

Segundo o estado, até o momento, apenas uma instituição financeira (Bradesco) se habilitou junto ao governo do estado para disponibilizar a operação. Outras instituições financeiras que desejarem oferecer a modalidade de linha de crédito especial de quitação da segunda parcela do décimo terceiro salário deverão comunicar a decisão à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp