15/05/2012 às 20h52min - Atualizada em 15/05/2012 às 20h52min

Cuidados para evitar atolar ao trafegar em ruas com lama em Maricá

Da Redação | Mauro Luis - Muitos motoristas, que estão acostumados a andar apenas em ruas asfaltadas e pavimentadas, quando se veem em meio a uma rua de lama, com o carro quase atolando, não sabem muito bem o que fazer. O problema aumenta sempre que chove dias seguidos e a terra começa a ficar fofa e a soltar aos poucos. Quando o motorista olha para a pista, ela parece estar apenas molhada, mas firme. Quando ele percebe que não é bem assim pode já ser tarde demais.

Então o que fazer quando se deparar com esta situação? Algumas providências podem ser tomadas para evitar ficar atolado esperando socorro.

O primeiro a se fazer em trechos lamacentos é parar o carro e analisar as condições da estrada, se não der para passar trace outra rota e não vá. Não caia na armadilha de seguir rastros de outros veículos, pois caminhões e outros carros pesados podem passar facilmente por onde um carro de passeio jamais passaria. Estes rastros são mais profundos e costumam ser instáveis.

Se achar que a rua tem condição de tráfego, acelere a uma velocidade que dê segurança, mas não ande devagar, pois terá mais chance de atolar. Não exagere porque muita rapidez também traz riscos de derrapagens. Então, vá de segunda marcha e siga em velocidade constante.

Ao perceber que o carro está ficando atolado pare imediatamente de acelerar. Quanto mais insistir, mais o carro ficará agarrado. O ideal é que todos saiam do carro e, se possível, esvazie o porta-malas. Quanto mais leve, mais fácil de desatolar. Depois, limpe o que puder na frente das rodas e coloque tábuas na frente junto com pedras e areia. Avance já em segunda marcha, passando apenas rapidamente pela primeira, pois ela faz muita força contra o solo e só vai piorar as coisas.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp