14/01/2013 às 15h16min - Atualizada em 14/01/2013 às 15h16min

Grupos afro de Maricá fazem lavagem da escadaria da igreja matriz

A 14ª lavagem da escadaria da igreja matriz de Nossa Senhora
do Amparo, no Centro, aconteceu no último sábado (12).
( Foto :: Mauro Luis | LSM Notícias)
REPORTAGEM :: MAURO LUIS - Terreiros de candomblé de todos os distritos de Maricá estavam representados na 14ª lavagem da escadaria da igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo, no Centro, ocorrida no último sábado (12).

De acordo com Antônio Chagas Marreiros, o Liminha, a lavagem da escadaria da igreja matriz em Maricá é hoje a terceira mais tradicional do país, perdendo apenas para a famosa lavagem da igreja do Senhor do Bomfim de Salvador, na Bahia, com mais de cem anos de tradição, e a do templo dedicado ao mesmo santo no bairro de São Cristóvão, zona norte do Rio, que ocorre há algumas décadas. Ainda segundo o líder afro, o primeiro ato já tinha um pedido de paz para a região de Kosovo, que fazia parte da antiga Iugoslávia e vivia um grave conflito étnico na época.

“Começamos a fazer a lavagem em 1999 e, na ocasião, Kosovo estava em guerra e pedimos paz para aquela região. De lá para cá, sempre havia um conflito ou uma tragédia humana para direcionarmos nossas preces e, neste ano, as vítimas dos desastres naturais foram o nosso foco”, concluiu.

De acordo com Antônio Chagas Marreiros, o Liminha, a lavagem da escadaria da igreja matriz em Maricá é hoje a terceira mais tradicional do país ( Fotos :: Mauro Luis | LSM Notícias)

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp