21/01/2013 às 14h05min - Atualizada em 21/01/2013 às 14h05min

Motoristas não respeitam faixas de pedestre no Centro de Maricá

Pedestres se arriscam na travessia em diversos trechos
Motoristas que desrespeitam as faixas estão sendo notificados


Na Rua Abreu Rangel, motoristas não respeitam as
faixas de pedestre (Foto :: Mauro Luis | LSM Notícias)
REPORTAGEM :: ROMÁRIO BARROS - Todo mundo sabe para que servem as faixas de pedestre, placas e sinais. Mas nas ruas, o que se vê é muito desrespeito. De acordo com estatísticas, a maioria dos motoristas não respeita a prioridade do pedestre na travessia das faixas no Centro de Maricá. Não faltam flagrantes nos cruzamentos da cidade.

A grande maioria dos motoristas diz “sim” e garante que respeita as leis de trânsito e, acima de tudo, os pedestres. Mas estatísticas apontam que, em uma situação em que o pedestre e o motorista queriam passar pelo mesmo local ao mesmo tempo, apenas pouco mais de 10% dos motoristas respeitaram a prioridade dos pedestres. “A gente tem de procurar respeitar o pedestre e deixar ele passar primeiro, porque é complicado”, ressalta um motorista.

Cada esquina tem seu jeito próprio de ser, mas todas têm seus embates entre veículos e pedestres. Em um cruzamento, os carros vêm de várias direções. Os pedestres se aventuram no risco da travessia. “Olho os dois lados se vem carro, mas se não vem eu passo correndo”, confessa o auxiliar de cozinha Roberto Gomes da Silva. “O farol demora muito para os pedestres e eles também não respeitam”, conta a bancária Flavia Almeida da Silva. “Quando a gente vê que dá, a gente dá uma fugidinha. É errado, mas a gente dá uma escapadinha”, admite a bancária Eliane Soares da Costa.

A questão é que boa parte dos motoristas dificilmente usa a seta indicativa pensando no pedestre. “Uso para alertar quem vem atrás, principalmente os motoqueiros”, diz um motorista, que logo acrescenta: “O pedestre também”. “Quando dou a seta, geralmente é para alertar o carro que vem atrás e o pessoal em geral que vem atrás”, comenta outro motorista.

Guardas Municipais estão notificando os veículos que desrespeitam as faixas de pedestre no Centro.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp