15/12/2012 às 17h24min - Atualizada em 15/12/2012 às 17h24min

Bombeiros resgatam gaivota na Praia de Itaipuaçu

A ave bastante debilitada foi encaminhada pelos Bombeiros
para avaliação do estado de saúde
( Foto :: Claudio Costa | LSM Notícias)
Da Redação | Claudio Costa – Os homens do Corpo de Bombeiros do Destacamento de Maricá resgataram no final da manhã deste sábado (15) uma gaivota que estava debilitada na Praia de Itaipuaçu.

De acordo com os Bombeiros, frequentadores da praia, próximo à Rua 83 no loteamento Jardim Atlântico entraram em contato informando que a gaivota estava na areia da praia e que estaria debilitada. “Recebemos instruções de buscas e salvamentos para lidar com as diversas espécies de animais que possamos vir a ter contato. E além de termos equipamentos que possam ser utilizados em alguns resgates, na maioria das vezes, improvisamos umas espécies de redes para não machucar os animais”. Contou um dos Bombeiros que participaram do resgate.

Foi realizada uma pré-avaliação do estado de saúde da gaivota. A ave foi encaminhada para o Destacamento de Maricá e posteriormente será recolhida para um zoológico.

Gaivotas
As gaivotas, também chamadas atis e marias-velhas, são aves marinhas da família Laridae e sub-ordem Lari. São próximas das gaivinas e estão mais distantes das limícolas, airos e rabos-de-palha. A maior parte das gaivotas pertence ao grande género Larus.

São, regra geral, aves médias a grandes, tipicamente cinzentas ou brancas, muitas vezes com marcas pretas na cabeça ou asas. Têm bicos fortes e compridos e patas com membranas. A maioria das gaivotas, particularmente as espécies de Larus, fazem o ninho no solo e são omnívoras, e comem comida viva ou roubam alimento conforme surja a oportunidade. Com excepção das gaivotas-tridáctilas, as gaivotas são espécies tipicamente costeiras ou de interior, e raramente se aventuram em mar alto. As espécies de maiores dimensões levam até quatro anos a atingirem a plumagem completa de adulto, mas as espécies menores normalmente apenas dois anos.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp