20/12/2012 às 19h04min - Atualizada em 20/12/2012 às 19h04min

Em São José do Imbassaí, ‘Operação Sorriso’ fecha mais uma clínica odontológica

Cliníca odontológica foi fechada na Estrada da Cachoeira,
em São José do Imbassaí ( Foto :: Mauro Luis | LSM Notícias)
REPORTAGEM EXCLUSIVA :: THALITA ESCUTELARES DA COSTA - A 'Operação Sorriso' em conjunto do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO/RJ), da Vigilância Sanitária, da Polícia Militar de Maricá e da Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (20) mais uma operação no município de Maricá. Desta vez, foi flagrado um caso de exercício ilegal da profissão de um dentista em uma clínica odontológica localizada na Estrada da Cachoeira, em São José do Imbassaí.

De acordo com agentes do Conselho Regional de Odontologia uma denúncia anônima os levou até os locais denunciados. Um homem foi flagrado realizando o exercício ilegal da profissão. O homem seria protético e estava atuando como cirurgião dentista. Também foram constatadas pela vigilância sanitária produtos com o prazo de validade vencida e condições de higiene precárias.

Os fiscais da vigilância sanitária que acompanharam a ação constataram que os locais não possuíam alvará sanitário e que tinha falta de condições de higiene, e por este motivo foi interditado e lacrado

O homem foi encaminhado para a delegacia de Maricá (82ªDP). De acordo com o Delegado Titular da delegacia de Maricá, José William de Medeiros, o homem vai responder por exercício ilegal da profissão.  “Aqueles que exercem a odontologia sem possuir a formação para isso estão praticando o exercício ilegal da profissão, crime previsto no art. 282 do Código Penal Brasileiro, sendo que o infrator poderá ser punido criminalmente, com uma pena de 6 meses a 2 anos de cadeia". Disse o delegado na última terça-feira (20) em entrevista ao LSM Notícias.

Vigilância Sanitária interditou o local ( Foto :: Mauro Luis | LSM Notícias)
O CRO/RJ quer conscientizar a população no sentido de ajudar a fiscalizar o exercício ilegal da profissão. "Falsos dentistas possuem consultórios dentários precários, sem condições de higiene, expondo pessoas ao contágio de doenças graves. E somente com uma operação conjunta é que conseguiremos combater os falsários", alerta um dos coordenadores de fiscalização. Ele esclarece que para exercer a odontologia é preciso que o profissional estude em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp