09/04/2012 às 19h11min - Atualizada em 09/04/2012 às 19h11min

Homem é preso por policiais do Batalhão Florestal no Silvado

Da Redação / Fernando Fernandes - Em um dia com muitas operações policiais na cidade, o batalhão de polícia Florestal prendeu um homem no final da tarde desta segunda-feira (09) no bairro do Silvado.

De acordo com informações, os policiais em patrulhamento avistaram um homem com duas espingardas calibre 28 andando livremente pela Rua. Realizaram a abordagem e foram até a casa de Denivaldo Oliveira Vasconcellos, 41 anos, onde foram encontrados cinco pássaros que são proibidos de ser criados em cativeiro sem autorização. “Meu primo pediu pra guardar os pássaros na minha casa, mas eu não sabia que precisava de autorização. Confiei no meu primo e olha o que aconteceu”. Lamentou Denivaldo.

Denivaldo foi preso por porte ilegal de armas. A Polícia Militar Ambiental prevê multa para quem cria pássaros silvestres sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de R$ 500 por ave. Quando a espécie está ameaçada de extinção o valor da multa é de R$ 5 mil por pássaro. Denivaldo também irá responder criminalmente pela ação e a pena varia entre 6 meses e um ano de detenção.

A polícia alerta que quem deseja criar pássaros silvestres em casa deve adquirir os animais de criadores legalizados e cadastrados ao Ibama. O criador tem de ficar atento e verificar se o pássaro está anilhado. Procedimento realizado até o quinto dia de nascimento da ave. A pessoa ainda deve procurar o Ibama para fazer o Cadastro Técnico Federal por meio do Sistema de Cadastramento de Passeriformes (Sispass).

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp