05/02/2012 às 16h45min - Atualizada em 05/02/2012 às 16h45min

Baloeiros de Maricá são detidos em São Gonçalo

Na manhã deste domingo (05) um grupo de baloeiros de Maricá foi detido em flagrante em um campo atrás da garagem da empresa de Ônibus Rio Ouro, próximo ao km 3 da RJ 106 (Rodovia Amaral Peixoto) no local conhecido como ”Campo do Caim” em São Gonçalo.

O Batalhão de Polícia Florestal (BPFMA) recebeu uma denúncia e ao chegar ao local surpreendeu cinco indivíduos preparando-se para soltar os balões. No local foram encontrados sete balões e diversos apetrechos para essa prática. Segundo a polícia o grupo de baloeiros é denominado “Arteristicos” e são do bairro do Spar em Santa Paula. O material apreendido e os homens detidos foram encaminhados para a 74ª DP (Alcântara).

Soltar balões é uma prática proibida por lei, que se caracteriza como crime ambiental, de acordo com o artigo 42 da Lei nº9.605/98 “Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano. Pena - detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente”. 

A atitude pode transformar uma simples brincadeira numa tragédia. A prática em todo o país já fez muitas vítimas. Ao ser lançado no ar, o balão expõe todas as pessoas ao risco já que nunca se sabe onde e em que situações ele vai cair. Há diversos casos de incêndios florestais que destroem a fauna e a flora. Há também o risco de incêndios nas áreas urbanas, em casas, postos de combustíveis, depósito de produtos químicos, galpões de reciclagem, além dos problemas ao tráfego aéreo. 

Existem muitos grupos de baloeiros pelo país, a maioria das pessoas fazem pela idéia de lazer e diversão. No período de férias e épocas festivas como nos meses de junho e julho, há um aumento deste tipo de ocorrência. Os órgãos de segurança se esforçam para fiscalizar e combater esse crime, mas é necessária a ajuda da população através de denúncias. Disque-Denúncia: 2253-1177


Veja o vídeo abaixo da apreensão realizada pela BPFMA na chegada à 74ª DP:



Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp