09/11/2012 às 01h30min - Atualizada em 09/11/2012 às 01h30min

Número de acidentes de trânsito em feriados diminui

Excesso de velocidade e as ultrapassagens em locais proibidos continuam sendo as principais causas de acidentes com mortes nas estradas brasileiras

Caminhoneiro morreu em acidente na RJ 106 durante
o feriado em Maricá ( Foto :: Arquivo | LSM)
O número de acidentes nas estradas brasileiras durante o feriado do Dia de Finados (2 de novembro) caiu em relação aos feriados anteriores. A Policia Rodoviária Federal (PRF) registrou 2.071 acidentes, com 1.243 feridos e 95 mortes, durante a operação Finados. Foram 473 acidentes a menos em relação ao feriado de 12 de outubro, que contabilizou 2.544 colisões, com 1.396 feridos e 94 mortos. O feriado da Proclamação da Independência, em setembro, que também durou quatro dias, resultou em 2.442 acidentes, com 1.568 feridos e 117 mortos.

Em Maricá, o caminhoneiro José Carlos Brum Machado, 58 anos, mais conhecido como ‘Zezé Machado’ de uma família tradicional do município que capotou com seu caminhão na noite do último sábado (04) não resistiu aos ferimentos e faleceu. Testemunhas comentaram que o motorista foi jogado para fora do veículo durante a capotagem. Policiais do BPRv disseram que o condutor de 58 anos provavelmente perdeu o controle da direção e capotou em uma distância de mais de 50 metros, próximo ao km 37 da RJ 106, altura da entrada de Manoel Ribeiro.

Mesmo com índice de queda nos números de acidentes, o excesso de velocidade e as ultrapassagens em locais proibidos continuam sendo as principais causas para acidentes com mortes nas estradas brasileiras. Mais uma vez, as colisões frontais, quando os veículos batem de frente, foram os acidentes fatais mais atendidos pela PRF.

Ao avaliar os números de acidentes que ocorreram nas estradas no último feriado, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, defendeu uma mudança urgente de postura dos motoristas brasileiros. Segundo ele, não é mais possível conviver com índices elevados de mortes no trânsito. "Houve redução, o que é bom, mas muitos acidentes de trânsito poderiam ser evitados se nosso País tivesse outra postura, afirmou.

Para alertar à população contra as imprudências no trânsito, o excesso de velocidade e o desrespeito às leis e a outros condutores, o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), criou o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes - Parada.  “O símbolo do Pacto é para dizer Pare. Pare de imprudências, pare de excesso de velocidade, pare de desrespeitar o trânsito, a si mesmo, ao próximo e a sua família”, disse o ministro.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp