Os vereadores mais uma vez falaram do serviço prestado pela Enel no município durante sessão ordinária ocorrida na manhã desta quarta-feira (29). No entanto, eles alertaram que a concessionária prometeu melhorias no fornecimento de energia elétrica para Maricá. A promessa foi feita durante visita dos parlamentares à sede da companhia no Rio de Janeiro nesta terça-feira (28). O vereador e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Marcinho da Construção (DEM) informou que participaram da reunião os parlamentares Robgol (PT), Rony Peterson (PR), Fabrício Bittencourt (PTB) e Chiquinho (PP). Há cerca de um mês o vereador Robgol levou à tribuna reclamações sobre o atendimento em Maricá. Em resposta, Marcinho explicou que os funcionários que estariam prestando um desserviço aos munícipes foram substituídos. Sobre os valores altos cobrados nas contas, o parlamentar explicou que a própria Enel afirmou que 80% dessas cobranças são referentes a tributos. “Sugerimos micro locais de atendimento. Entendemos que Maricá é muita extensa e para um morador que mora em Itaipuaçu vir para o Centro de Maricá é muito distante. Eles informaram que existe uma proibição de criar novos pólos, mas que iriam tentar parcerias com a prefeitura para criar pequenos pólos de atendimento em pontos cedidos pela prefeitura”, disse Marcinho. O vice-presidente, Frank Costa (SD), pediu mais uma vez pela realização de uma audiência pública. “Tivemos um aumento absurdo nas contas. A conta vinha R$ 400 e agora vem R$ 1 mil. Precisamos saber que impostos são esses”. Filippe Poubel (DEM) afirmou que as contas passaram a subir de valor a partir da mudança da empresa de Ampla para Enel. “As contas em janeiro passaram a ser abusivas, triplicaram os valores. O outro motivo é a questão da queda de luz, principalmente no terceiro e quarto distrito. Aqui no Centro há quedas frequentes também. Sem contar que as pessoas saem de Jaconé, Inoã, para vir resolver os problemas e encontram uma grande burocracia”. O vereador Marcinho esclareceu que segundo a Enel, as quedas de energia no terceiro distrito vão ser menos constantes, devido a troca dos geradores. O vereador Rony Peterson (PR) informou que continuará exigindo bom serviço na cidade. Ele explicou ainda que fará um PL proibindo a concessionária de cortar a energia nas sextas-feiras de clientes inadimplentes. “Vamos lutar para que a Enel preste um serviço de qualidade nesta cidade. Conversamos sobre qualidade e solicitamos que descentralize o serviço. Pedimos que usem o CRAS para que lá possam tirar segunda via de conta, serviços básicos. Protocolei projeto proibindo corte de energia na sexta. Isso é uma covardia, a Enel chegar lá e desligar a energia e esta ser religada na segunda ou terça”. O vereador Felipe Auni (PSD) explicou que está reformulando projeto que proíba o corte de energia em determinados casos para ser enviado ao Executivo. “Fiz um projeto parecido com esse na legislação passada, mas o Executivo vetou. Faremos reformulações para que ele seja aprovado novamente nesta Casa e enviaremos ao Executivo”. O vereador Ismael Breve (DEM) pediu que a Enel dê atenção a dois postes localizados na ponte de Ponta Negra. “Pedi a troca de dois postes que estão caindo em Ponta Negra. Pedi ao presidente que mandasse ofício para a Enel. A diretora nos explicou que não é fácil fazer troca de postes porque tem vários fios. Aquilo é horrível. Vários fios caídos. A poluição visual é muito ruim. Ouvimos da Enel ontem que o poste não é somente dela”.
NOTA ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO: A Enel Distribuição Rio esclarece que possui um plano de investimentos para a melhoria qualidade do fornecimento de energia e do atendimento em Maricá. Recentemente, a distribuidora aumentou a capacidade da subestação de Inoã em 25 MVA e construiu novos circuitos alimentadores, beneficiando cerca de 34 mil clientes de Inoã, Itaipuaçu, S. J Imbassaí, Manu Manuela, Cassorotiba e arredores. A companhia também está investindo em novas tecnologias, como o projeto Telecontrole, que garante maior confiabilidade ao serviço de distribuição de energia e permite o restabelecimento do serviço mais rapidamente em casos de possíveis interrupções. Apenas em Maricá, foram instalados 125 equipamentos telecomandados em 2016 e 2017. Os investimentos que vêm sendo realizados pela companhia já se refletem em melhorias nos indicadores de qualidade da empresa na cidade de Maricá. O indicador de TMA, que mede o tempo médio de atendimento de restabelecimento de um atendimento de emergência, melhorou 25,7% em 2017 em relação ao ano passado. Houve avanço também nos indicadores DEC (que representa o tempo médio das interrupções de energia), que melhorou 32,5% em relação à 2016, e FEC que representa a quantidade de vezes média que os clientes ficam sem energia), que teve uma melhora de 11,1%. Em relação aos canais de atendimento, a Enel reforça que, para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Rio, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.eneldistribuicao.com.br); através do SMS 27389 para os serviços de Falta de Luz, Religação, 2ª via e Consulta de débito; pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbrasil) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 28 00 120). Os clientes também podem solicitar o recebimento da conta de luz por e-mail pelo site da companhia, no link: http://www.eneldistribuicao.com.br/rj/RecebaSuaFatura.aspx.