29/08/2011 às 08h28min - Atualizada em 29/08/2011 às 08h28min

Direto do portal da Prefeitura de Maricá

Tapa Buracos recupera ruas do Centro

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Maricá vem intensificando a recuperação de ruas do Centro da cidade, através da operação "Tapa Buracos". Nesta segunda-feira (29/8), o trabalho ocorreu na Rua Boaz Velasco.  Na sexta-feira, o serviço foi concentrado nas ruas Almeida Fagundes e Levi Ribeiro, que ganharam recapeamento em alguns trechos, além de pintura do meio fio. Todas são importantes ligações entre o Centro, a Estrada do Boqueirão e o Canal da Cidade. Nos últimos dias, a operação passou também por vias de Araçatiba e do Parque Eldorado.
Em outra ação da mesma secretaria, o lago artificial que fica sob a ponte da Praça Orlando de Barros Pimentel foi inteiramente limpa também nesta segunda. Operários retiraram a água, cujo curso se prolonga ao redor da Casa Digital, e retiraram toda a sujeira. Em seguida, foi feita a lavagem completa do espaço. 

Texto: Denilson Santos e Sérgio Renato
Foto: Fernando Silva

Quadra de esporte está sendo reformada

A quadra esta sendo reformada pela prefeitura de Maricá.
Já está em andamento a reforma da quadra de esportes na Rua 34, em Itaipuaçu. O local é uma das principais áreas de lazer do bairro, inclusive com jogos durante a noite. A prefeitura de Maricá começou fazer a reforma geral do local, com pintura do piso, reforma e troca de parte do alambrado, pintura do muro e das traves do gol, além de melhoria do sistema de iluminação. A iniciativa vem sendo muito elogiada pelos moradores da região.

Texto: Denilson Santos
Foto: Paulo Polônio

Obras de mais três escolas serão entregues em setembro

As próximas obras a serem inauguradas serão nas escolas Lúcio Thomé Feteiras (Cordeirinho), Joaquim Eugênio dos Santos (Mumbuca) e Casa da Criança de Itaipuaçu (Inoã)
Videoteca, novas salas de educação infantil e vestiários são algumas das novidades que serão entregues em setembro pela secretaria de Educação, dentro do pacote de obras que estão sendo finalizadas nas escolas municipais Lúcio Thomé Feteiras (Cordeirinho), Joaquim Eugênio dos Santos (Mumbuca) e Casa da Criança de Itaipuaçu (Inoã). Mas os investimentos realizados pela prefeitura de Maricá não param por ai. Outras obras semelhantes, em andamento  nas escolas Amanda Pena de Azevedo Soares (Bananal) e Barra de Zacarias, também devem ser entregues ainda este ano.

Estes investimentos não se limitam apenas na pintura das salas, mudança de portas e janelas, colocação de quadros brancos, ou mesmo de novas luminárias e ventiladores. Algumas unidades escolares também foram ampliadas e ganharam novas salas e quadras de esportes.  Como na escola Lúcio Thomé Feteira, que atende a 530 alunos com turmas de Educação Infantil ao 9º ano, e onde estão sendo construídos novos banheiros, além da urbanização pátio, revisão da parte elétrica e hidráulica e pintura geral do prédio.
 “Com as obras que a escola recebeu temos bem mais condições de oferecer melhor infraestrutura para o trabalho dos professores e um serviço de qualidade para a comunidade local”, afirma a diretora da Lucio Thomé, Eva Martins, que está preparando uma grande festa para comemorar a inauguração das obras.

Na escola Joaquim Eugênio dos Santos, a obra modificou toda a estrutura da escola. Foi erguida uma quadra de esporte com cobertura, duas salas de educação infantil, bastante reivindicada pelos alunos, e feita a reforma do refeitório, da cozinha, dos banheiros, das salas de aula, além da reforma geral do telhado, revisão na parte elétrica e hidráulica, pintura, colocação de forro de PVC em todas as salas de aulas, entre outras melhorias.

Já na Casa da Criança de Itaipuçu, nos dois meses de duração da obra, foi erguido um novo muro no entorno da unidade, construídas nova sala da direção, dos professores e da orientação pedagógica e educacional, que não existiam. A escola também ganhou uma videoteca, cozinha, refeitório, despensa, reforma do parquinho, pintura geral, mais quatro salas e novos banheiros.

Segundo o secretário de Educação, Marcos Ribeiro, no decorrer desse ano outras unidades escolares irão passar por reformas.
“Essas reformas que estão realizando em várias escolas são uma das principais reivindicações dos professores e da comunidade. Além disso, com um ambiente agradável, salas mais claras e arejadas, com certeza isso melhora as condições de trabalho dos professores e influencia diretamente no aprendizado do aluno”, garante o secretário de educação.

Maricá e Universidade Federal Fluminense vão capacitar professores

Programa de capacitação para servidores públicos municipais é lançado e investimento terá custo de R$ 600 mil. Enquanto Plano de Cargos não sai, profissionais têm gratificação

A Prefeitura de Maricá lançou, na manhã de terça-feira, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), um programa de capacitação para os servidores públicos municipais. Financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária e de Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). O investimento é de R$ 600 mil.

O prefeito Washington Quaquá informou que enquanto não é viabilizado um Plano de Cargos e Salários, os servidores municipais concursados que fizerem os cursos e aplicarem na prática o conhecimento adquirido, receberão gratificação.

“Esse programa faz parte de uma série de outras ações que visam não apenas a reforma de toda a estrutura física municipal como de recursos humanos, a fim de melhorarmos o atendimento prestado à população”, afirmou.

A secretária executiva de Governo, Maria Helena Alves de Oliveira, frisou que a proposta é capacitar os servidores para que eles possam melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp