09/07/2011 às 18h57min - Atualizada em 09/07/2011 às 18h57min

Maricá e Niterói tem mais homicídios

O número de homicídios nas cidades do Rio cresceu em média 2,5% em maio deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. É o que revela o último levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgado nesta quinta-feira. Em Niterói e Maricá, porém, os casos de homicídios, de acordo com o ISP, cresceram bem mais: 25%. Os dois municípios são policiados pelo 12º BPM (Niterói), que há tempos vem sofrendo com o baixo efetivo, como já denunciou a Comissão de Segurança Pública da Câmara niteroiense e admitiram os últimos comandantes da unidade.

Segundo o ISP, 15 pessoas foram assassinadas na região em maio. O número de tentativas de homicídio foi ainda maior: 29 casos, o que representa crescimento de 80%. Um dos casos de repercussão ocorrido no período foi a morte do empresário Fábio Gabriel Rodrigues Barbosa, de 33 anos, em um motel de Itaipu. Acusada do crime pela polícia, a namorada dele, Verônica Verone, de 18 anos, teve a prisão preventiva decretada. 

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, argumenta que boa parte desses crimes não passa de casos isolados, que não podem ser considerados frutos da ação de grupos criminosos. Quanto ao aumento do número de tentativas de homicídios, ele estaria relacionado às brigas entre torcidas organizadas, principalmente na Praça Enéas de Castro, no Barreto. Na 78ª DP (Fonseca), responsável pelas investigações naquela área, foram feitos 19 registros.

Por outro lado, dados do ISP apontam para a redução dos roubos a coletivos (-45%), que nos meses anteriores chegaram a crescer 200%. Os ataques a transeuntes diminuíram 17%, enquanto os assaltos a estabelecimentos comerciais reduziram 26,92%. Os roubos de veículos também diminuíram em quase 9% e os furtos no interior dos automóveis cerca de 18%. Nesse mesmo período foram recuperados 51 carros roubados. Com informações do Jornal O Fluminense.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp