15/04/2011 às 04h24min - Atualizada em 15/04/2011 às 04h24min

Maricá recebe recursos para projetos ambientais

O município de Maricá começou a empregar os recursos do ICMS Verde e royalties federais e estaduais, destinado a projetos ambientais, no valor médio de R$ 700 mil mensais.

Entre eles, estão a recuperação das nascentes da bacia hidrográficas de Maricá, entre elas, a do Rio Mumbuca - de sua nascente até o encontro com o Rio Itapeteiú, em Ubatiba, onde começa a captação de água da Cedae – e do Rio Caranguejo, no Espraiado - com replantio da mata ciliar, análise de solo, água e vegetação nativa.

Unidades de Conservação



Os recursos, empregados na aquisição de veículos de tração 4 X 4, ferramentas, GPS, equipamentos de segurança, equipamentos para análise de água e material de reposição de campo e de escritório, estão sendo adquiridos com as primeiras parcelas dos recursos. O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Secretário Executivo do Fundo de Proteção e Conservação Ambiental, o gestor Tiago de Paula, declarou que “os projetos necessitam de equipamentos para serem operacionalizados, desde o mapeamento e processamento, até análise e conservação. Contamos com uma equipe de seis profissionais especializados que trabalharão na pesquisa e monitoramento das nascentes, como forma de preservação das florestas”, comentou.

Outro projeto de relevância que tramita na Câmara de Vereadores, é a criação das Unidades de Conservação (UCCs) ambientais, cuja área, ampliada para 12.300 hectares (123 mil metros quadrados), com vistas a criar um cinturão verde de cobertura secundária no entorno das serras. A área é a maior do estado e o projeto foi aprovado pelo Poder Executivo, e aguarda liberação do Legislativo municipal.

Texto: Fernando Uchôa      Foto: Divulgação (Secretaria de Meio Ambiente)

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp