15/03/2019 às 18h13min - Atualizada em 15/03/2019 às 18h13min

Prefeitura de Maricá diz que normalizou a emissão da guia de IPTU pela internet


A Prefeitura de Maricá emitiu uma nota afirmando que foi normalizado nesta quinta-feira (14/03) o sistema para emissão pela internet da guia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019. O problema no sistema foi constatado na interface de envio de dados entre o banco e a Prefeitura. Porém, apesar dos transtornos causados aos contribuintes que não estavam conseguindo efetuar o pagamento, ninguém será prejudicado, como explica a coordenadora de Receitas da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Lawrice Souza. “Quero deixar claro que quem não conseguiu pagar no período do desconto do IPTU que foi até o dia 28 de fevereiro, e veio aqui para retirar a guia ou recebeu o carnê e não conseguiu pagar, não vai perder o desconto. Continua com desconto de 15% para cota única e 10% na primeira parcela. O contribuinte não será prejudicado”, reiterou, acrescentando que será dada isenção de juros e multas. Desde o dia 4 de fevereiro, quando se deu início a retirada da guia pela internet ou no ponto físico de atendimento nos Serviços Integrados Municipal (SIM) de Inoã e Centro, o contribuinte encontrava dificuldades para acessar o site e emitir o boleto. No entanto, para amenizar os transtornos, foi montada no SIM do Centro uma força-tarefa com mais de 50 pessoas para melhorar o atendimento. “Apesar dos contratempos, recebemos elogios através da Ouvidoria. As pessoas falavam que o atendimento demorava, mas que foram muito bem atendidas. Mesmo cansada, a equipe manteve o mesmo ritmo com simpatia e disposição”, relembrou Laurice Souza. Os números de arrecadação refletem o esforço das equipes. De acordo com a Secretaria foram arrecadados em IPTU em fevereiro deste ano cerca de R$ 15,6 milhões, contra R$ 12,1 milhões no mesmo período de 2018. O total arrecadado em 2018 foi de R$ 15,6 milhões e em 2019, até o momento, o total já é de R$ 15,9 milhões. O crescimento se deu em função da melhoria da base de dados, da ampliação do serviço de atendimento direto ao contribuinte, especialmente no meio digital e do próprio processamento.
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