30/04/2019 às 19h44min - Atualizada em 30/04/2019 às 20h01min

Beth Carvalho, 'maricaense de coração', morre no Rio aos 72 anos

A cantora e compositora Beth Carvalho, conhecida como a Madrinha do Samba e um dos maiores nomes da história do gênero, morreu no Rio, nesta terça-feira (30), aos 72 anos. Ela estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul da cidade, desde o início de 2019. A causa da morte foi infecção generalizada, informou o hospital, em comunicado.

Além se apresentar por diversas vezes em Maricá, Beth Carvalho tinha uma casa no bairro de Cordeirinho, na Região Litorânea do município e por diversas vezes dizia que era 'maricaense'. Como vizinho, ela teve o saudoso Darcy Ribeiro. Em entrevista recente, ela disse que Darcy foi seu vizinho por muitos anos.

“Eu tenho uma casa em Maricá. Um dia me aparece uma figura na porta da varanda batendo palmas e quando fui ver, era o Darcy, perguntando pra mim o que achava daquele lugar. Eu disse que adorava Maricá, que era um lugar maravilhoso,e ele acabou ficando e virou meu vizinho, a um quarteirão de distância”, relembrou a cantora.

“Passei a ir a Maricá mais por causa de Darcy, que era uma figura maravilhosa”, conclui Beth Carvalho.

TRAJETÓRIA

Com mais de 50 anos de carreira e com dezenas de discos lançados, Beth Carvalho lançou nomes como o cantor Zeca Pagodinho, que só se referia a Beth como madrinha, além de Arlindo Cruz e Almir Guineto e o próprio grupo Fundo de Quintal, que ficou famoso por meio da cantora. Zeca Pagodinho ficou muito abalado com a notícia e, por intermédio de sua assessoria, disse que "não tinha condições de falar hoje".

Na tradicional roda de samba do Cacique de Ramos, Beth Carvalho lançou diversos compositores que se destacaram nas rodas de samba, que era realizada todas as quartas-feiras, embaixo do pé de uma tamarineira. Mangueirense de coração e torcedora do Botafogo, suas duas grandes paixões, Beth também lançou o cantor e compositor Jorge Aragão, entre outros.

Beth Carvalho sofria de um problema de coluna há vários anos e recentemente fez alguns shows deitada em uma cama, sem conseguir sentar por causa das fortes dores.

Na página oficial da artista nas redes sociais foi divulgado o seguinte texto:

"Queridos amigos e fãs, nossa querida Beth Carvalho partiu hoje as 17h33, cercada do amor de seus familiares e amigos. Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade nesse momento. Beth deixa um legado inestimável para a música popular brasileira e sempre será lembrada por sua luta pela cultura e pelo povo brasileiro. Seu talento nos presenteou com a revelação de inúmeros compositores e artistas que estão aí na estrada do sucesso. Começando com o sucesso arrebatador de ‘Andança’, até chegar a Marte com ‘Coisinha do Pai’, Beth traçou uma trajetória vitoriosa laureada por vários prêmios, inclusive um Grammy pelo conjunto da obra. Assim que possível, informaremos sobre o sepultamento".



Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp