28/10/2010 às 13h00min - Atualizada em 28/10/2010 às 13h00min

MPE denuncia deputada estadual do DEM reeleita no Rio e Hélcio Ângelo pode assumir a cadeira

Única deputada estadual eleita pelo DEM no Rio de Janeiro, Graça Pereira foi denunciada por abuso de poder econômico e conduta vedada pelo Ministério Público Eleitoral, podendo perder o cargo, caso seja julgada e condenada. Neste caso, o DEM ficará sem representação na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), pois seu substituto seria o tucano Hélcio Angelo, primeiro suplente da coligação proporcional PSDB-DEM-PPS por ordem de votação.

De acordo com a procuradora Silvana Batini, as denúncias devem-se por documentos de eleitores apreendidos pela fiscalização do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) em três postos do Grupo Comunitário Equipe Jorge Pereira, centro social mantido pelo vereador de mesmo nome, marido de Graça, na Ilha do Governador (Zona Norte).

No local, os fiscais encontraram currículos com número de identidade, CPF e título de eleitor, formulários de encaminhamento para o ambulatório do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia com o timbre do Ministério da Saúde e uma lista com nomes de pessoas para fazer propaganda de boca de urna. Segundo a procuradora, o encaminhamento para o hospital constitui conduta vedada, pois o centro social não está credenciado ao SUS (Sistema Único de Saúde).

As penas previstas para as infrações denunciadas incluem multa, inelegibilidade pelos próximos oito anos e cassação do registro de candidatura ou diploma.

Em seu terceiro mandato (2007-2010), Graça foi a única dos atuais três deputados do DEM na Alerj a se reeleger. Na prática, está mais para o partido do marido Jorge Pereira, vereador há quatro mandatos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, atualmente no PT do B. Jimmy Pereira, filho do casal, tentou uma vaga de deputado federal por um terceiro partido, PRTB, apoiando ativamente a reeleição do governador Sérgio Cabral, a quem o DEM faz oposição.


Fonte: Portal Terra


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp