24/07/2019 às 07h58min - Atualizada em 25/07/2019 às 12h21min

Bombeiro salva criança pelo telefone 193

Uma criança, de 1 ano se engasgou, e o socorro veio pelo telefone, quando a família da criança acionou o Corpo de Bombeiros de Maricá.


O caso aconteceu na noite desta terça-feira, 23, a unidade foi acionada por meio da central de ocorrências 193, de acordo com informações, a mãe teria ligado desesperada relatando que o filho teria se engasgado e não estava conseguindo respirar.


As primeiras instruções de socorro foram dadas pelo telefone pelo Bombeiro:


“A senhora deve colocar a criança nos braços com a barriga para baixo, abrir a boquinha dele e bater nas costas, entre as costas e a nuca, para que ele volte a respirar”, orientou o bombeiro, que é graduado em Enfermagem e especialista em urgência e emergência.


A mãe teria feito o procedimento e, na segunda tentativa, disse que a criança teria voltado a respirar, mas não havia chorado, os Bombeiros do Destacamento de Maricá enviaram imediatamente uma viatura para ir ao encontro da mãe e da criança, que já haviam saído em direção ao hospital.
A ambulância do corpo de Bombeiros encontrou com a mãe já no hospital e foi constatado, já na unidade de emergência, que a criança não havia só engasgado mais também convulsionado.


O estado da criança e considerado estável e após avaliação do pediatra deve receber alta, em breve.


Como agir ao perceber uma criança engasgada:


Ao perceber que uma criança está engasgada, a primeira orientação é ligar para 193. Depois, é preciso manter a calma para conseguir passar as orientações necessárias aos Bombeiros.
Informar o endereço, ponto de referência e telefone de contato é fundamental para que a unidade envie uma ambulância até o local. A indicação do Corpo de Bombeiros é que a pessoa ao telefone repasse a alguém próximo o procedimento, que deverá ser feito na criança, informado pelo atendente.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, é grande o desafio nesse tipo de situação é correr contra o tempo e passar confiança para quem tá do outro lado da linha.






Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp