18/11/2019 às 16h37min - Atualizada em 20/11/2019 às 15h13min

Delegado Titular da 82ª DP alerta sobre golpes em Maricá

O Delegado Titular da 82ª DP (Delegacia de Maricá) Dr. Júlio César Mulatinho alertou sobre golpes que estão acontecendo em Maricá: o golpe do WhatsApp e o golpe do 'falso motoboy'.

De acordo com o Delegado, no golpe no WhatsApp os criminosos conseguem clonar o número de telefone da vítima e usam essa linha para acessar a sua conta de WhatsApp. O número original para de funcionar por um tempo e é nessa hora que eles aplicam o golpe, pedindo dinheiro emprestado para contatos da vítima.

No golpe do 'falso motoboy', começa com uma ligação para a vítima, de uma pessoa se passando por um funcionário do banco em que a pessoa tem conta, alertando sobre uma suposta clonagem de seu cartão e orienta a vítima a bloquear o cartão.

O criminoso afirma que para isso, bastaria cortá-lo ao meio e pedir um novo pelo atendimento eletrônico. O falso funcionário pede a senha e fala que, por segurança, um motoboy irá buscar o cartão em sua residência. O que o cliente não sabe é que, com o cartão cortado ao meio, o chip permanece intacto e é possível realizar diversas transações.

Para não correr riscos de cair nesses golpes, a Polícia Civil afirma que qualquer irregularidade informada em relação ao seu cartão, a vítima deve desligar a ligação e consultar a gerência do banco imediatamente. Nenhum banco pede o cartão de volta ou se oferece para busca-lo.

Para fugir do golpe do WhatsApp, é recomendado usar o recurso de verificação em duas etapas. Quando habilitado será preciso informar uma senha, dessa forma não bastará habilitar a linha num outro chip, pois será preciso informá-la para poder ativar a conta no novo aparelho.

Mas vale salientar que se você esquecer a senha e não tiver indicado uma conta de e-mail para recuperação, não haverá como redefinir a senha e a conta no WhatsApp será perdida. 

A recomendação é que em caso de suspeitas sobre ter caído em algum desses golpes, o cidadão (a) deve procurar imediatamente a Delegacia de Maricá, para o caso ser registrado e investigado.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp