29/12/2019 às 10h41min - Atualizada em 30/12/2019 às 08h40min

Calor de 40° graus em Maricá exige cuidados extras de banhistas e trabalhadores

Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. A radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a fotoproteção de lado. O LSM separou dicas especiais para você que ama curtir uma praia; confira:

Atenção ao escolher um protetor solar, o produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). O produto deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva e deve ser reaplicado a cada duas horas.

Para os cabelos, é recomendado usar fluidos siliconados nas pontas, isso impede que eles se danifiquem com o vento, sol ou maresia.

É importante também proteger as cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao Sol. Já as antigas também devem ser protegidas, pois há risco de desenvolvimento de tumores, apesar de ser um evento raro. A proteção pode ser feita com uso de barreiras físicas como adesivos, esparadrapos ou por meio do uso de filtro solar.

Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros físicos. Recomenda-se buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso. É preciso que crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente.

Pessoas de pele negra têm uma proteção “natural”, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem se esquecer da fotoproteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Assim como as pessoas de pele mais clara, precisam usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados diariamente.

As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

Para os lábios, é recomendado o uso de protetores labiais ou manteiga de cacau. Nas temperaturas mais quentes, os lábios tendem a rachar e podem criar até feridas. Em caso de lesões nos lábios por conta do sol, uma dica infalível é aplicar mel na região, além de ajudar na cicatrização, é um ótimo hidratante.

Além dos amantes das praias, as dicas são para trabalhadores como vendedores ambulantes, garçons e etc que realizam suas atividades se expondo ao sol por mais de 6 horas por dia.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp