18/06/2020 às 16h12min - Atualizada em 19/06/2020 às 09h28min

Romário para sempre: Relembre as melhores reportagens do jornalista em Maricá

LSM - Em meio a dor da saudade, não podíamos deixar de enaltecer o grandioso trabalho que Romário Barros fez na cidade. O seu jornalismo irreverente e humano, trouxe para Romário uma visibilidade nacional.

A equipe LSM separou as dez melhores reportagens feitas por Romário ao longo desses nove anos como o maior repórter de Maricá. Confira:

1 - Chuvas de 2010 e o nascimento do Lei Seca Maricá

Em 2010, na época das chuvas de abril que causou um grande transtorno em Maricá, Romário teve a brilhante ideia de fornecer informações, por vídeos e fotos sobre a situação através de uma conta no Twitter e então criou o 'Lei Seca Maricá'. A conta fez tanto sucesso que logo Romário criou o site, a plataforma digital mais famosa da cidade. Após um ano em funcionamento, o LSM ganhou o prémio de destaque de jornalismo do 'Mão na Roda'.

2 - Reportagem sobre o caso do bebê encontrado esquartejado no Condado de Maricá e sobre o recém-nascido encontrado morto em Ubatiba

Romário Barros mostrou seu dinamismo no jornalismo com a reportagem - junto com Mauro Luís - impecável sobre o bebê encontrado esquartejado no Condado de Maricá no dia 18 de outubro de 2012, que aconteceu após a bombástica reportagem sobre o recém-nascido encontrado morto em um valão, no bairro de Ubatiba em 2011. Ambas as reportagens tornaram o LSM um dos sites mais acessados na época e Romário conseguiu se consagrar no mundo do jornalismo.

3 - Creche clandestina e maus tratos a crianças em São José do Imbassaí

Quem acompanhou este momento do LSM sabe que em 2012 só se falava sobre essa reportagem feita por Romário Barros e Mauro Luís. Com muito profissionalismo, o jornalista cobriu toda a investigação sobre uma creche clandestina, onde acontecia torturas e maus tratos a crianças. Com fotos e vídeos do local, Romário expôs uma das maiores denúncias de sua carreira no jornalismo. Essa reportagem rodou todo o país e por meses, só se falava sobre isso.

4 - Queda do avião em 2013 e a melhor cobertura sobre o acontecimento

No dia 11 de setembro de 2013, a queda do avião no Centro de Maricá chocou o país inteiro e Romário Barros realizou a maior cobertura sobre o acontecimento. Na época, Romário foi procurado por grandes jornais que estavam em busca de imagens, vídeos e informações sobre o acidente. Romário teve sua reportagem republicada em diversos outros sites e jornais de todo o país.

5 - Ilha do tráfico em Maricá

Em março de 2014, Romário cobriu uma das maiores investigações sobre o tráfico de drogas em Maricá: a Ilha do tráfico. Traficantes utilizavam uma ilha próximo a Lagoa do Boqueirão como área de armazenamento de drogas. Na época, cerca de 28 Militares participaram da operação. Romário, é claro, acompanhou tudo de perto juntamente com seu parceiro Mauro Luís e juntos, realizaram a matéria mais bombástica de 2014.

6 - Enchentes de 2016 em Maricá e o jornalismo humano de Romário Barros

Em 2016, Maricá viveu um pesadelo após fortes chuvas. Toda a cidade ficou inundada e centenas de pessoas ficaram desabrigadas. Romário nesta época, cobriu dia e noite todos os transtornos causados pelas chuvas, além de ouvir o povo e conseguir grande parte de doações para as famílias afetadas pelas chuvas. Com imagens áreas, Romário mostrou para todo o Brasil, o sofrimento de uma cidade praticamente sob as águas.

7 - Eleições municipais de 2016

Nessa época, Romário já tinha conseguido muitos internautas pelo seu dinamismo no jornalismo e com a cobertura completa das eleições, o LSM chegou a outro patamar. Romário realizou a maior cobertura de apuração de votos, resultados e até do dia a dia antes das eleições. Não tinha nenhum morador de Maricá, que não entrava no LSM para saber todas as informações sobre as eleições na época.

8 - Chacina dos cinco jovens no 'Minha Casa, Minha Vida' de Itaipuaçu em 2018

Em março de 2018, Romário cobriu uma das reportagens mais chocantes do ano e que até hoje, é lembrada. Cinco jovens foram brutalmente assassinados no Residencial Carlos Marighella 'Minha Casa, Minha Vida' de Itaipuaçu e Romário estava no local do crime desde o primeiro instante. Foi o primeiro veículo de comunicação a conseguir fotos e informações do acontecido.

9 - Abertura do Canal da Barra de Maricá, um dos seus maiores adeus

Em janeiro de 2019, Romário fez uma reportagem que fugiu de todo o seu histórico policial no jornalismo, a descontraída reportagem sobre o canal da Barra, onde o jornalista entrou na água juntamente com o Presidente da SOMAR Renato Machado. A cobertura foi quase 24 horas e entre muitas brincadeiras, Romário fez uma das maiores transmissões no LSM.

10 - Protesto na Estrada do Boqueirão e o meme do ano

Em abril de 2019, Romário foi até a Estrada do Boqueirão cobrir um protesto por causa da falta de energia no bairro. Os moradores atearam fogo em madeiras e fecharam a pista. Em uma transmissão ao vivo, ouvindo os moradores, mal sabia Romário que aquela seria a live mais comentada do ano. Entre pedido de morador para cheirar suas axilas e ônibus furando barreira, passando em cima do fogo, Romário foi o assunto mais falado e virou até meme na internet por causa dos momentos cômicos da reportagem.

Foram 9 anos de reportagens que marcaram a história de Maricá e mesmo após um ano de sua morte, Romário nunca será esquecido na cidade. Esses momentos foram e serão eternamente grandes presentes em forma de recordações que Romário nos deixou. Romário para sempre!


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp