20/03/2013 às 11h19min - Atualizada em 20/03/2013 às 11h19min

Carros da PM recebem primeiras câmeras de monitoramento

[caption id="attachment_9818" align="alignleft" width="300"]
Trinta e nove carros do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Niterói testam, há uma semana, os equipamentos que registram as ações dos policiais durante 24 horas por dia.

Trinta e nove carros do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Niterói testam, há uma semana, os equipamentos que registram as ações dos policiais durante 24 horas por dia.

Trinta e nove carros do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Niterói testam, há uma semana, os equipamentos que registram as ações dos policiais durante 24 horas por dia.[/caption]

Cem viaturas da Polícia Militar já circulam com câmeras que captam imagens em alta definição. Trinta e nove carros do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Niterói e 61 do 7° BPM (São Gonçalo) testam, há uma semana, os equipamentos que registram as ações dos policiais durante 24 horas por dia. A previsão é de que, até o fim do ano, dois mil veículos de todos os batalhões do estado ganhem os kits de videomonitoramento. Investimento de R$ 18 milhões.

As duas câmeras instaladas em cada viatura gravam até imagens noturnas, além de registrar a rota e localização das equipes da corporação. O comandante do batalhão ou o comando da Polícia Militar poderão assistir às movimentações em tempo real, via 3G. Todo material capturado também é transmitido via wi-fi para um sistema de armazenamento da corporação, onde ficará arquivado por 60 dias.

– Estamos em fase de implantação, fazendo os diagnósticos técnicos para identificar quais são as melhores antenas de recepção. Precisamos ter o melhor resultado na taxa de transferência de dados, além de testar toda a estrutura de equipamentos que ficam no batalhão. Não é só instalar a câmera – afirmou Edval Novaes, subsecretário de Modernização Tecnológica, da Secretaria de Segurança.

A Polícia Militar ainda está avaliando de que forma o acompanhamento das imagens será realizado. Além de trazerem mais transparência ao trabalho policial, as imagens serão utilizadas em treinamentos de equipes.

– As câmeras trazem transparência e servem também de segurança para o PM, que pode ser acusado de algo que não cometeu. Vamos registrar toda a atuação deles e usar as imagens para replicar experiências, tanto boas como ruins, mostrando quando agiram corretamente ou instruindo de que forma deveriam ter se posicionado – explicou Novaes.

O processo de instalação das câmeras e base tecnológica nos batalhões, cujo investimento foi de R$ 18 milhões, vai continuar durante o ano até alcançar as duas mil viaturas. Considerando o número de registro de ocorrências, o 20° BPM (Mesquita), o 41° BPM (Irajá) e o 9° BPM (Rocha Miranda) serão os próximos a receber os equipamentos após a fase de testes.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp