08/04/2013 às 14h22min - Atualizada em 08/04/2013 às 14h22min

Prefeitura capacita docentes para educação inclusiva de alunos surdos

Cinquenta profissionais participam atualmente do curso gratuito de Libras oferecido pela secretaria municipal de Educação.

[caption id="attachment_10871" align="alignleft" width="300"]
Curso de libras melhora a comunicação entre os estudantes surdos e a comunidade escolar.  (Foto :: Fernando Silva)

Curso de libras melhora a comunicação entre os estudantes surdos e a comunidade escolar. (Foto :: Fernando Silva)

Curso de libras melhora a comunicação entre os estudantes surdos e a comunidade escolar. (Foto :: Fernando Silva)[/caption]

Com a prioridade de preparar o ambiente escolar para receber alunos portadores de necessidades especiais, a secretaria de Educação de Maricá oferece gratuitamente aos profissionais da rede municipal de ensino capacitação em curso de libras (língua brasileira de sinais), considerada a língua materna dos surdos, para contribuir com a melhora da comunicação entre os estudantes e a comunidade escolar.

Com duração de dois anos, o curso foi iniciado no último mês e é oferecido na Casa Digital para duas turmas de, aproximadamente, 25 alunos cada, às terças e quintas-feiras. A professora de Libras da rede municipal, Tathiana Dawes, de 38 anos, responsável pelo curso, explica a importância dessa iniciativa para contribuir com o aprendizado do aluno surdo. “Nosso objetivo é buscar a inclusão do aluno não somente na rotina escolar, mas também permitir sua melhor integração e independência com a sociedade que o cerca”, explica a professora, que, desde os cinco meses de idade, foi diagnosticada com um sério problema que compromete a sua audição.

- “Me recordo das dificuldades que enfrentei numa época na qual a exclusão era uma prática comum. Mas consegui frequentar regularmente a sala de aula, fui alfabetizada na idade certa e sempre participei de jogos e brincadeiras, o que contribuiu para o meu engrandecimento intelectual e emotivo”, destacou a professora.

Curso de Libras- Dividido em quatro livros, o conteúdo das aulas aborda o vocabulário e a gramática da língua dos surdos. Outra questão destacada durante a capacitação é a importância da expressão corporal e facial para efetivar o processo de comunicação.

Ana Angélica Brito Silva, orientadora educacional há mais de 10 anos da Escola Municipal Profª Ondina de Oliveira Coelho, não conhecia a língua dos sinais e queria interagir de forma mais dinâmica com um aluno surdo de sua escola. “Estou disposta a descobrir as ferramentas disponíveis que possam contribuir com o desenvolvimento intelectual do Gabriel”, destacou a orientadora. Sobre o curso, Ana considera excelente a oportunidade de aprender mais uma língua. “Pensei que fosse ter grandes dificuldades, mas é maravilhoso poder me articular e me comunicar pelas mãos”, ressaltou.

A educadora ambiental Mariana Caruso também está muito satisfeita com o curso. “Já consigo me comunicar por meio de gestos e também identificar quem é ouvinte e quem não é”, destacou. Já a fonoaudióloga da rede municipal Heloisa Mullulo, que há três anos trabalha no Sarem (Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá), já possui curso de libras, mas está aproveitando para atualizar seus conhecimentos. “É uma maneira eficaz para enriquecer o meu vocabulário e treinar o gestual, o que permite melhorar a minha comunicação com os pacientes”, declarou a fonoaudióloga que, atualmente, presta atendimento para 18 surdos.

Com foco na inclusão de alunos portadores de necessidades na rede municipal de ensino, a secretária de Educação, Marta Quinan destacou algumas ações realizadas pela prefeitura. “Já implantamos 32 salas de recursos que prestam um atendimento educacional especializado no contraturno às aulas regulares. Já formamos 30 professores em braile, com a previsão de formamos mais 30”, destacou a secretária, acrescentando que a meta em dois anos é ter 30 interpretes formados pela secretaria de Educação.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp