09/03/2021 às 19h55min - Atualizada em 10/03/2021 às 11h26min

Bicicletas ‘Vermelhinhas’ começam a circular gratuitamente para a população

Foto: Marcos Fabrício

LSM - A Prefeitura de Maricá inaugurou as cinco primeiras estações de bicicletas de uso compartilhado da cidade nesta terça-feira, 9, no Centro de Maricá.

As ‘Vermelhinhas’ - como são apelidadas as bikes - podem ser usadas gratuitamente, mediante um cadastro feito pelo celular, baixando o aplicativo da Empresa Pública de Transportes (EPT).

Até o fim deste mês, outras quinze estações estarão liberadas, totalizando 200 bicicletas à disposição da população.

Na solenidade realizada em uma das estações, o prefeito Fabiano Horta parabenizou os moradores de Maricá pela nova conquista.

Segundo Horta, as ‘Vermelhinhas’ representam uma revolução no acesso à mobilidade pública na cidade, de maneira saudável e sustentável – menos de uma semana depois da expansão da malha de ônibus de tarifa zero para toda a cidade.

O prefeito também ressaltou que Maricá vem se destacando, mesmo no cenário de pandemia, como uma cidade que promove a vida é a saúde, seja no combate ao coronavírus ou seja no lançamento de um novo meio de transporte, que estimula o cuidado com a saúde física e mental.

“Tivemos na última semana a chegada dos ‘Vermelhinhos’ a toda a cidade e hoje temos este novo modal, a bicicleta, para integrar a cidade em seu cotidiano e nos períodos de lazer. É para ser usada nos deslocamentos a trabalho, mas também nas visitas aos pontos turísticos e áreas de lazer. Nossa malha cicloviária tem sido expandida e é fundamental demarcar a importância desse meio de transporte, que dialoga com hábitos de vida mais saudáveis e com a sustentabilidade.” - disse.

O presidente da EPT, Celso Haddad, destacou a facilidade que os maricaenses ganharam de se deslocar por toda a cidade sem custos.

“A chegada das bicicletas é um marco para a cidade, para o governo e para a EPT, ao trazer um novo modal de transporte, que vai se integrar às linhas de ônibus ‘Vermelhinhos’ e é, obviamente, mais sustentável.” - celebrou Celso.

O presidente da EPT ainda acrescentou que o projeto vai se expandir rapidamente, acompanhando os investimentos na ampliação da malha cicloviária de Maricá.

“Vamos aos poucos chegar a todo o município e, além disso, também já estamos providenciando bicicletas infantis e para pessoas com deficiência, tudo para levar essa nova opção de mobilidade ao maior número de moradores possível.” - completou Haddad.

Integrante do grupo Aventureiras no Pedal, Dennise Rubenite se disse maravilhada com as ‘Vermelhinhas’.

“Pedalar é saúde física e mental, é fazer novos amigos, passear. As bikes são muito bem vindas, a iniciativa é excelente.” - elogiou ela, que avaliou uma das bicicletas ao lado do prefeito: “São muito macias e fáceis de guiar. Aprovadíssimas!”.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp