04/11/2021 às 21h13min - Atualizada em 04/11/2021 às 20h16min

Após uma semana com lei em vigor, sacolas plásticas não são cobradas e alegram clientes em Maricá

Ana Farias - leisecamarica.com.br
Reportagem: Felipe Rojas e Jade Carvalho
Há exatamente uma semana e três dias entrava em vigor no munícipio de Maricá a lei municipal n° 3.066, que proíbe a cobrança de sacolas biodegradáveis em estabelecimentos comerciais da cidade.

Pouco tempo depois, a equipe do LSM foi as ruas para saber como estava o andamento da lei em alguns comércios do município e um deles foi no supermercado Rede Economia, em São José do Imbassaí. 

No local, foi constatado a alegria dos clientes após a nova lei, além do carinho e cuidado os clientes. 

"Aqui não está cobrando não e sempre fomos muito bem atendidos. Quando as compras eram grandes, o supermercado oferecia caixas de papelões para não gastarmos tanto com sacolas”, disse cliente Antônio César.

“Foi a melhor coisa que eles fizeram. De 10 centavos, 5 centavos, olha quanto vamos gastando. Em cada compra é 2/3 sacos, vai juntando. As vezes a gente faz compra grande, é 10/15 bolsas, quanto sai? Tô muito satisfeita com a não cobrança das sacolas. Tá tudo caríssimo, a gente tem que rodar preço, aí ajuda”, disse a dona de casa Celma.

Além do cliente, o gerente-geral, Ricardo da Rocha, falou com muito orgulho sobre esta nova fase.

"Desde quando recebemos a notícia do decreto de Maricá, das 'não sacolas' nós começamos a cumprir e de lá pra cá, nós não estamos cobrando as sacolas a nenhum cliente e estamos dando de acordo com a necessidade de cada compra”, disse Ricardo. 

Vale lembrar que, a medida já está em vigor e o descumprimento pode gerar punições como notificação, multa e suspensão do alvará de funcionamento e os comércios que não seguirem a nova regra serão notificados, recebendo uma advertência por escrito.

Após a lei que já está em vigor, os estabelecimentos de grande porte tem 15 dias para se adequarem às disposições da lei municipal e os de pequeno e médio porte terão 20 dias para os ajustes, como disse o prefeito Fabiano Horta. No caso de continuidade das infrações, o estabelecimento terá o alvará de funcionamento suspenso.

 Denúncias de cobranças indevidas

Aqueles que presenciarem comércios cobrando pelas sacolas plásticas podem denunciar ao Procon de Maricá nos seguintes números: (21) 2634-1342 e (21) 97235-7207.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp