10/11/2021 às 20h37min - Atualizada em 10/11/2021 às 20h12min

Castramóvel realiza atendimento gratuito para cães e gatos em Inoã

Com atendimento gratuito, 220 animais foram atendidos e castrados.

Thayná Silva - leisecamarica.com.br
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá iniciou, nesta quarta-feira (10/11), as atividades do castramóvel no entorno da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, em Inoã. Neste primeiro dia da ação, 220 animais inscritos foram castrados de forma gratuita, entre cães, cadelas, gatos e gatas. A previsão é que mais 123 bichinhos passem por cirurgia nesta quinta-feira (11), finalizando a última edição do projeto em 2021.

Segundo o titular da Secretaria de Proteção Animal, Fabiano Novaes, o castramóvel traz benefícios importantes aos locais por onde passa, promovendo mudanças sociais.

“O objetivo de trazer o castramóvel a Inoã é atender a grande demanda da região. Muitos animais da localidade são criados soltos nas ruas (por conta do ambiente que mescla rural e urbano), e isso pode trazer reproduções indesejadas e aumentar os animais em situação de rua. Com essa ação estratégica, ajudamos os moradores a participarem do Programa Municipal de Controle Reprodutivo e evitarem transtornos”, afirmou.

Fabiano Novaes destaca também que os tutores terão novas chances para castrar seus bichinhos.

“Neste ano, 2.400 animais tiveram a oportunidade de serem castrados gratuitamente. A expectativa é que esse número aumente expressivamente em 2022, com a retomada do castramóvel a partir do mês de janeiro”, acrescentou o coordenador.

Tutores levam seus pets à castração

A população movimentou o espaço reservado às cirurgias no loteamento Chácaras de Inoã.  Uma delas foi a moradora de Inoã Lenice da Conceição, de 52 anos, que realizou a inscrição do poodle Dudu na triagem itinerante da Escola Municipalizada do bairro e ficou satisfeita pelo cãozinho ser castrado gratuitamente.

“Ele passou por todas as etapas de triagem aqui mesmo em Inoã. Essa é uma chance única para quem precisa, por isso trouxe ele todo arrumado para a cirurgia. No meu caso, sem o projeto, não poderia arcar com os custos de castrar o Dudu, então vejo essa como uma oportunidade que caiu do céu!”, ressaltou.

O motorista Glaudemir Pinto, de 48 anos, saiu de Araçatiba para levar a cadela Hana para a cirurgia, e reforçou o impacto da cirurgia gratuita nas finanças.

“O castramóvel é uma maravilha e ajuda muitos moradores. Preciso evitar os filhotes porque os custos são altos e com o meu salário não conseguiria mantê-los. Em uma clínica privada, gastaria entre R$ 600 e R$ 700 na castração, e em Inoã tive essa chance gratuita que não poderia perder”, concluiu.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp