11/11/2021 às 10h27min - Atualizada em 11/11/2021 às 10h23min

Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco começa em Maricá

É a 47º edição do campeonato, que ocorre em Itapeba

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br
PMM
PMM

A cidade de Maricá está sediando o 47º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco e o 3º Campeonato Brasileiro de Barebow - estilo mais básico de arco - que começaram nesta terça-feira, 9, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco), em Itapeba. 


O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Maricá, conta com a participação de 196 atletas de todo Brasil. Os primeiros colocados terão o privilégio de ir à seletiva para a montagem da seleção brasileira de tiro com arco, com todos os custos bancados pela CBTarco, conforme critérios pré-estabelecidos.


A final do torneio acontecerá no sábado, 13, e terá tranmissa ao vivo do site www.canalolimpicodobrasil.com.br a partir das 9h da manhã. 


 O presidente da CBTarco, João Luiz Araújo, disse que os campeonatos marcam a recuperação do esporte neste momento de controle da pandemia. 


“Os campeonatos estão bem bonitos e essa grandiosidade mostra retomada e nos anima muito. A expectativa está grande para ver os campeões, até porque Maricá é o celeiro dos atletas olímpicos, com 70% deles vivendo na cidade e esse time só tende a crescer”, disse. 


Maricá tem atletas olímpicos representando a cidade na competição 


A atleta olímpica maricaense, Anne Marcele, que disputou recentemente as Olimpíadas em Tóquio, marcou presença no campeonato.


“Este é um dos meus campeonatos preferidos, está fluindo muito bem e é ótimo reencontrar os amigos no brasileiro. Esse campo é fantástico e treinar em um dos melhores campos do país é um privilégio”, afirmou.


O arqueiro maricaense Marcus D’Almeida também é outra estrela da cidade. Na Olimpíada de Tóquio, em julho deste ano, o atleta disputou as oitavas de final do tiro com arco. Nos dois confrontos iniciais, Marcus venceu seus adversários pelo placar de 7 a 1, o melhor resultado de um arqueiro brasileiro na história da modalidade em uma Olimpíada.


Bolsa atleta


Outra premiação para os melhores colocados na competição é o bolsa atleta. O benefício federal de R$ 925,00 mensais é concedido aos três primeiros colocados das categorias individual, equipe e equipe mista. Segundo a CBTarco, a modalidade é a que mais concede bolsas para atletas, chegando a mais de 100 bolsas por ano.


Projeto Tiro com Arco


A cidade de Maricá possui um celeiro de atletas, fruto de um convênio entre a Prefeitura de Maricá e a Confederação Brasileira de Tiro com Arcos. O projeto está formando jovens que podem chegar à seleção brasileira há 10 anos. 


“O projeto é gratuito, os interessados podem se inscrever na Secretaria de Esportes e Lazer. O esporte é destinado ao público de 8 a 18 anos. O nosso trabalho aqui é captar os atletas e de maneira que eles vão evoluindo, remajenar para equipes de alto rendimento, sempre buscando o crescimento deles”, explicou a professora e instrutora do Projeto Tiro com Arco, Jéssica Machado.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp