27/11/2021 às 09h11min - Atualizada em 27/11/2021 às 09h06min

Atividades do projeto 'Idoso Feliz' são retomadas em Ponta Negra

Ana Farias - leisecamarica.com.br
Prefeitura de Maricá
Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá retomou esta semana o projeto Idoso Mais Feliz, referência nacional na atenção à terceira idade, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para a Terceira Idade com a oferta de dezenas de atividades esportivas e culturais,  que acontecem nas quatro casas e sete núcleos voltados para os idosos no município.

A unidade de Ponta Negra, que funciona em uma das dependências do Ponta Negra Esporte Clube, conta com cerca de 50 alunos que, respeitando os protocolos sanitários, frequentam com entusiasmo as atividades oferecidas pelo núcleo: ginástica (2ª e 4ª feiras) e dança cigana (4ª feiras). As professoras Cleide Nery (ginástica) e Cecília de Barros Bastos (dança cigana) são as condutoras das atividades que fazem os alunos voltarem cada semana mais animados.

“Dou um pouco de atividade aeróbica, alongamento, zumba e ginástica. A aula é diversificada e leve. Eles saem muito satisfeitos”, declarou Cleide, que é educadora física e leciona também nos núcleos de Bambuí e Guaratiba.

Herminia Aparecida, 62 anos, infartou há uns 17 anos quando trabalhava no Rio  e morava em São Gonçalo. Aposentada, obedeceu a prescrição médica e veio morar em um lugar mais calmo, no caso, Ponta Negra. “Hoje faço caminhadas leves e ginástica, tenho uma vida muito mais saudável e feliz”, comentou.

Dança cigana

Para Cecília de Barros Bastos, professora de dança, a modalidade é um diferencial para recuperação dos idosos. “Estou no projeto há dez anos e vejo diariamente os resultados, o trabalho é lúdico e terapêutico, pois dança e música são arte, além de resgatar a cultura de um povo milenar, como é o povo cigano”, enfatiza.

Neusa dos Ramos Conceição, 87 anos, que frequenta o núcleo em companhia da filha Beatriz Emília da Conceição, de 63 anos, ressaltou o seu dia a dia na dança. “Estou adorando. Saio da aula renovada. É bom para o físico e a mente”, diz Neusa, avó de um neto de 29 anos.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp