05/06/2013 às 22h18min - Atualizada em 05/06/2013 às 22h18min

Balanço positivo no primeiro dia da Eire 2013

[caption id="attachment_14294" align="alignleft" width="300"]
Prefeito reunido com empresários na Itália.

Prefeito reunido com empresários na Itália.

Prefeito reunido com empresários na Itália.[/caption]

A participação de Maricá na Expo Italia Real State (Eire2013), em Milão, já é um sucesso, a julgar pelo interesse despertado entre os participantes da principal feira de negócios imobiliários da Itália pelas oportunidades de investimento na cidade. Durante todo o dia desta terça-feira (04/06), o estande montado pela Prefeitura recebeu dezenas de visitantes, que puderam conversar com o prefeito Washington Quaquá e com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lourival Casula. A movimentação surpreendeu a todos. “De meio-dia às 18h, quando a feira fechou, fizemos reuniões praticamente de quinze em quinze minutos”, comemorou o prefeito. “E o melhor é que todas as empresas com as quais conversamos manifestaram total interesse em investir no Brasil e, em especial, em Maricá”, completou.

O ponto alto da programação foi a mesa-redonda, realizada à tarde, com a participação de representantes de grupos econômicos de peso, como alemão Laverone (fundo de investimento), as italianas Arcoretail (gestão comercial) e Finepro (desenvolvimento imobiliário) e  Akno Parks (conglomerado financeiro dirigido por uma família iraniana, atuante no Canadá e na Europa), além do presidente da DTA Engenharia, João Acácio, responsável pela construção do futuro porto de Jaconé.

Programada para durar 30 minutos, a mesa extrapolou o tempo, dada a forma como os empresários compreenderam o momento econômico de Maricá e de suas diferentes oportunidades, especialmente quanto aos reflexos da implantação do polo naval, do porto e do próprio Comperj. “Essa mesa sobre infraestrutura mostrou como estamos atraindo esses investidores e a expectativa deles”, comentou o prefeito, referindo-se especificamente ao fato de que o grupo Akno enviou para a reunião o vice-presidente do próprio conglomerado, Alex Suhi. Coube a ele, inclusive, a maior participação no debate feito após a apresentação da cidade realizada pelo prefeito, na qual se destacaram as condições favoráveis ao ingresso de novos participantes no cenário econômico maricaense. “Isso é muito interessante. Aqui na Europa temos que calcular um custo alto, relacionado com o setor público, para iniciar a implantação de qualquer novo empreendimento”, afirmou Suhi.

O vice-chairman do Akno tinha informações sobre o projeto do porto de Maricá pelo ponto de vista do empreendimento, mas participou da reunião para saber de que forma a cidade atua para impulsionar da iniciativa. Os outros empresários na mesa ouviram com interesse também a relação estratégica de Maricá com o setor de petróleo e gás, dada a descoberta de novas e gigantescas jazidas de petróleo no pré-sal brasileiro, detalhadas pelo prefeito Washington Quaquá. “Tratamos do porto, do aeroporto e do condomínio industrial e para todos os projetos o interesse foi genuíno”, concluiu o prefeito.

A feira Eire 2013 prossegue nesta quarta-feira (05/06), com a esperada conferência de imprensa da Prefeitura de Maricá.  A apresentação do vídeo institucional da cidade será seguida de uma palestra do prefeito Washington Quaquá. O interesse dos investidores se reflete também na curiosidade da mídia especializada. Pelo menos 25 jornalistas que cobrem o setor de economia em jornais italianos e de europeus pediram o credenciamento para a cobertura.

A feira- A Expo Italia Real Estate é a principal do setor imobiliário no país e uma das maiores da própria Europa. Montado em uma área de 18 mil metros quadrados no pavilhão Fieramilanocity, o evento reúne 507 expositores, dos quais pelo menos 80 do setor público de países de todas as partes do mundo.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp