10/01/2022 às 15h28min - Atualizada em 10/01/2022 às 14h56min

Maricá e Saquarema seguem com risco muito baixo de contaminação para Covid-19

Ana Farias - leisecamarica.com.br
As cidades de Maricá e Saquarema seguem com risco muito baixo de contaminação para a Covid-19, e também para a nova variante ômicron. 

De acordo com o último Mapa de Risco da Covid-19, divulgado na última sexta-feira, 7, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, as regiões Metropolitana II (que inclui a cidade de Maricá) e Baixada Litorânea (onde Saquarema é inserida) estão com risco muito baixo para infecções do Coronavírus. A análise compara as semanas epidemiológicas 51 (de 19 a 25 de dezembro) e 49 (de 05 a 11 de dezembro).

A partir de meados da 52ª semana epidemiológica (de 26 de dezembro a 01 de janeiro), foi identificado um aumento repentino na taxa de positividade dos testes de RT-PCR para detecção da Covid-19. A taxa passou de 1,4%, no fim de dezembro, para mais de 20% nos primeiros dias de janeiro. Esse aumento ainda não se reflete nesta edição do mapa de risco, que traz dados de semanas anteriores. Importante ressaltar que os indicadores utilizados para análise do mapa levam em consideração a capacidade instalada (leitos e taxa de ocupação)  e o aumento no número de óbitos e internações, além da taxa de positividade. Até o momento, esses dados não apontam para uma piora da situação de risco da Covid-19, sendo reflexo do avanço da vacinação em todo o estado.

No estudo da SES, cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Vale lembrar que, Maricá está realizando na cidade a testagem da Covid-19, para 
pessoas com mais de três dias de sintomas. Enquanto em Saquarema, as tentagens começaram nesta segund-feira, 10, em todas as unidades de saúde da cidade. 



Matérias relacionadas:

Covid-19: Saquarema inicia aplicação de testes rápidos em todas as unidades de saúde

 Covid-19: Prefeitura de Maricá orienta pessoas com mais de três dias de sintomas a realizarem o teste


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp