10/06/2013 às 14h28min - Atualizada em 10/06/2013 às 14h28min

Polícia Civil divulga balanço da Operação Dose Zero

Campanha visa conscientizar e combater venda de bebidas alcoólicas para menores.

[caption id="attachment_14520" align="alignleft" width="300"]
Agentes da 82ªDP realizaram a Operação em Maricá. (Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)

Agentes da 82ªDP realizaram a Operação em Maricá. (Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)

Agentes da 82ªDP realizaram a Operação em Maricá. (Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)[/caption]

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta segunda-feira (10), o balanço da Operação Dose Zero. No fim de semana, 800 agentes percorreram cerca de 1.500 estabelecimentos em todo o Estado, incluindo Maricá com agentes da 82ªDP, para conscientizar as pessoas e combater o acesso e a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

A campanha é permanente e conta com a parceria do Disque Denúncia e da Secretaria de Educação. De acordo com a delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Bárbara Lomba, o objetivo é suscitar o debate sobre o tema.

- Temos visto que os maiores e os estabelecimentos são permissivos. As pessoas tem que saber que vender e dar acesso aos menores a bebidas alcoólicas é crime. No primeiro momento, queremos prevenir essa prática - explicou.

Além da conscientização, a operação também fiscalizar e combater o crime. O Disque Denúncia atuará repassando às delegacias informações sobre estabelecimentos, festas, e bailes que estejam infringindo a lei. A pena para quem vende bebida alcoólica para menores é de um a quatro anos de prisão.

- Já recebemos mais de 500 informações esse ano e 20 só nesse fim de semana. As denúncias incluem bares, casas de festas, bailes funk e festas em condomínios. Precisamos da ajuda da população para saber dessas ocorrências - destacou Zeca Borges, coordenador do Disque Denúncia.

A Operação Dose Zero contará também com o apoio da Secretaria de Educação para levar a informação para dentro das salas de aula. Em parceria com integrantes do Núcleo de Bem Estar da instituição, policiais vão ministrar palestras nas escolas estaduais para que os alunos se tornem multiplicadores.

- Até a semana que vem, começaremos a distribuição de material informativo sobre o tema e palestras nas escolas. Os jovens precisam ter a consciência, em casa e na escola. É um bom desafio - garantiu o subsecretário de Educação, Luiz Carlos Becker. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp