16/02/2022 às 11h23min - Atualizada em 16/02/2022 às 11h00min

Corpo de Bombeiros envia militares de Maricá em apoio a Petrópolis

A cidade imperial está sofrendo com enchentes e grandes deslizamentos de terra

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br
Alexandre Kapiche/G1

Oficiais e praças do Corpo de Bombeiros do Destacamento de Maricá e do Quartel de Niterói foram enviados para ajudar as vítimas das enchentes e deslizamentos que atingiram a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. 


Os militares que estavam de folga foram escalados nesta quarta-feira, 16, para ir até a cidade em apoio, buscando ajudar a quem precisa. Agora, o objetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e dos agentes da Defesa Civil que estão atuando na cidade, é de prevenir e minimizar os danos causados pelas chuvas, que atingiram a cidade imperial na tarde de terça-feira, 15. 


Até o momento, foram 39 mortes causadas pelas enchentes e deslizamentos confirmadas pela Defesa Civil. O CBMERJ já foi acionado para mais de 40 atendimentos no município. Ao todo, mais de 180 militares trabalham no atendimento à população. 


Equipes especializadas em busca e salvamento foram enviadas para reforçar o socorro, com apoio de viaturas do tipo 4x4 e botes, além de 8 ambulâncias extras, que foram empenhadas para atender a região. Durante o dia, há previsão de envio de cerca de 10 aeronaves das forças de segurança do estado para auxiliar nos trabalhos.


O secretário Estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros-RJ, coronel Leandro Monteiro, acompanha os trabalhos in loco. O coronel está em contato permanente com as autoridades municipais, orientando, dando suporte e colocando em prática as definições do Plano de Contingência para Chuvas de Verão 2022. 


O documento, desenvolvido de forma integrada entre diversas secretarias do Governo do Estado do Rio de Janeiro, traça protocolos para resposta rápida a emergências causadas por chuvas intensas no estado do Rio. 


Monitoramento e alerta

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) segue monitorando, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas para as regiões em caso de riscos de deslizamentos ou inundações.


Previsão do tempo

Nesta terça-feira, 15, a cidade de Petrópolis registrou o acumulado de 258 mm de chuvas em 3 horas. Antes da chuva, o acumulado era de 271,6 mm em 30 dias.


A previsão do tempo para esta quarta-feira, 16, é de pancadas de chuva fraca a moderada a partir da tarde.


Alerta por celular

A Defesa Civil Estadual envia gratuitamente, por celular, alertas de risco de chuvas fortes, tempestades de raios, ventanias, deslizamentos e inundações. O serviço é uma importante ferramenta na prevenção de tragédias e está disponível para toda a população. 


Para se cadastrar é preciso mandar um SMS com o número do CEP de interesse para 40199. Atualmente, o serviço já conta com mais de 1 milhão e 600 mil inscrições.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp