15/03/2022 às 10h11min - Atualizada em 15/03/2022 às 07h57min

Dia Nacional dos Animais: Maricá mantém rede de proteção

Ana Farias - leisecamarica.com.br
PMM
Foto: Anselmo Mourão

Prefeitura de Maricá celebra o Dia Nacional dos Animais, nesta terça-feira, 14 de março, com a divulgação dos serviços de uma rede de proteção, oferecidos para atender a ampla diversidade da fauna da cidade. A data marca a conscientização da população sobre os cuidados com os animais domésticos e silvestres. Com esse foco, diferentes órgãos disponibilizam orientações e serviços diversos, como castração, adoção, apuração de denúncias, resgate de animais de grande porte, remoção de abelhas, além do monitoramento da fauna, desenvolvendo, assim, políticas públicas para proteger, fiscalizar os maus-tratos e minimizar riscos de doenças, entre outros.

Abelhas e mamíferos estão entre os animais resgatados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, que atende às solicitações da população e realizam resgates de animais na cidade, de acordo com o Decreto Nº 403, de 22 de outubro de 2019. Desde a publicação, a Secretaria já resgatou 110 animais de grande porte, como vaca, boi, burro e cavalo. Para relatar ou solicitar retirada de abelhas ou mamíferos em via pública, o cidadão pode entrar em contato pelo WhatsApp (21) 97462-4039.

Monitoramento da fauna silvestre

A Secretaria de Cidade Sustentável faz o Monitoramento da Fauna de Maricá desde junho de 2020, com objetivo de avaliar a efetividade das Áreas Naturais Protegidas do município para a preservação da biodiversidade. Este monitoramento é realizado por meio de métodos como: armadilhamento fotográfico, observação de vestígios e busca ativa, analisando de forma contínua as tendências populacionais de diferentes espécies e seus deslocamentos. O monitoramento também faz a detecção de grupos de animais, como borboleta azul, jaguatirica, pererequinha e surucucu-pico-de-jaca, expondo os índices de preservação e riqueza das espécies.

A base de dados construída nesses dois anos, onde já foram catalogadas cerca de 30 espécies, sendo algumas ameaçadas de extinção, como o coelho-do-mato, é utilizada por pesquisadores e estudantes de graduação, mestrado e pós-graduação, por meio de parcerias e convênios com a Secretaria.

Feira de adoção e castração de cães e gatos

A Coordenadoria Especial de Proteção Animal realizou, em 2021, a castração de 2.324 animais, a adoção de 297 cães e gatos e recebeu 470 denúncias de maus-tratos (entre os meses de março e dezembro). Para quem deseja adotar um amigo ou denunciar caso de maus-tratos, basta encaminhar uma mensagem pelo WhatsApp (21) 99546-0334 ou pelas redes sociais da Prefeitura.

“Os serviços são fundamentais para garantir o bem-estar dos animais. O setor de denúncia orienta os responsáveis pelos animais e, havendo o crime de maus-tratos, a polícia é acionada. Em relação às adoções, elas são fundamentais para dar uma nova oportunidade e dignidade para animais que sofreram o abandono. Precisamos melhorar a cultura e o manejo dos animais do ser humano na nossa cidade”, explicou Fabiano Novaes, coordenador especial de Proteção Animal.

A campanha de adoção de animais será no próximo domingo (20/03), das 13h às 17h, no estacionamento do Boulevard Maricá, no Centro. Ao todo, 30 animais, entre cães e gatos, que foram resgatados das ruas estarão disponíveis para adoção responsável. Os interessados em adotar precisam ter mais de 18 anos, apresentar uma cópia da identidade, CPF e comprovante de residência.

A partir do dia 21/03, a Coordenadoria abriráa Coordenadoria abrirá vagas para inscrições no Programa Municipal de Controle Reprodutivo. O número de castrações será quadruplicado este ano, chegando a 9.600 procedimentos em dez clínicas credenciadas nos bairros do Centro, São José do Imbassaí, Mumbuca, Flamengo, Condeirinho e Itaipuaçu, para facilitar o acesso.

As inscrições são destinadas a animais felinos machos e fêmeas (15 vagas cada) e a caninos machos e fêmeas (15 vagas cada). As vagas ficarão disponíveis durante todo mês até que sejam esgotadas. Devido à procura por procedimentos em cadelas serem altas, vale ressaltar que as vagas geralmente são encerradas no primeiro dia. As inscrições serão realizadas segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h na na Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, nº 100, Parque Eldorado.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp